Atualmente, existem 2.307 bilhões de usuários de mídias sociais ativos em todo o mundo. Isso é quase um terço da população total do nosso planeta, que é de 7,125 bilhões!

Como profissionais de marketing, temos sorte de chegar até 0,000001 % da população com qualquer uma das nossas postagens. Isso pode até ser um pouco decepcionante para as empresas e profissionais de marketing que procuram demonstrar valor e ROI nas mídias sociais.

Onde quer que olhemos, parece que marcas e empresas têm todo o planejamento em mídia social. A cada novo post no Facebook, Instagram ou Twitter vem milhares de likes, comentários e compartilhamentos.

Até mesmo o Grumpy Cat ganhou mais de 100 milhões de dólares desde 2012!

Isso nos deixa perguntando: “O que não estamos fazemos certo nas mídias sociais?”

Temos experimentado, cometido erros, e até aprendemos um pouco durante o processo. A partir disso, nós criamos uma cartilha solucionando os 10 desafios mais comuns do Marketing em mídia social.

10 desafios mais comuns

1. Conexão autêntica com o público

Temos visto uma grande mudança no que significa ser eficaz em mídias sociais ao longo dos últimos anos. Um dos desafios que os profissionais de marketing estão enfrentando nesta nova era do marketing de mídia social é se conectar com o público em um nível individual e pessoal.

Se conectar com o seu público ajuda a humanizar a sua marca e construir relacionamentos autênticos e reais.

Solucionando este desafio:

Conecte-se com o seu público através da utilização de ferramentas gratuitas ou de baixo custo para monitorar a sua marca e responda todos os comentário no Twitter.

Monitorar todos os canais adicionais de mídia social e responder a cada comentário de forma autêntica. Você pode fazer isso por meio de perguntas, com links para outros posts de blogs, fornecendo conhecimento, ou oferecer ajuda com um problema.

Você também pode considerar criar e crescer um fórum de nicho, grupo no Facebook ou LinkedIn, ou até mesmo criar sua própria comunidade local dedicada semelhante ao inbound.org ou GrowthHackers – isso lhe dá a oportunidade de interagir com os usuários, bem como deixá-los demonstrarem suas paixões e se conectarem com pessoas com os mesmos interesses.

2. Criando estratégias de marketing de mídia social

Você pode saber o que quer alcançar e o porquê, mas sem uma estratégia de marketing em mídia social, você não vai ter um plano específico sobre como chegar lá.

Pense no seu plano de mídia social como um roteiro para seus objetivos , claro, você pode parar e verificar os marcos ao longo do caminho (experimentação), mas você vai querer voltar para o caminho que te leva para o seu destino no menor tempo possível (objetivos).

Solucionando este desafio:

Você não precisa levar semanas para criar uma estratégia de marketing em mídia social sólida. Para mim, ajuda ter 3 coisas importantes escritas no papel:

  • Por que estamos na mídia social: Estar ativos nos canais de mídia social só por estar é uma das formas mais rápidas de se queimar tempo e recursos. Em primeiro lugar, responda a pergunta de “por quê” seu negócio está online nas mídias sociais e o que você gostaria de conquistar.
  • Como vamos ter sucesso: Depois se pergunte como. Pode ser através de canais específicos de mídia social, orçamento de publicidade paga, vídeo ou criação de imagem, em parceria com influenciadores.
  • Como vamos medir o sucesso: Métricas-chave, objetivos ou resultados que você gostaria de atingir dividindo-os em dias, semanas, meses e ano. Dividi-lo assim permitirá que você se concentre em atividades do dia-a-dia e ao mesmo tempo mantenha o foco.

3. A queda dramática no alcance orgânico

O que funcionava em 2012, quando o alcance orgânico nas mídias sociais estava no seu auge, versus o que está funcionando agora, com o declínio do alcance orgânico, tem feito muitos gerentes de mídia social lutarem para encontrar táticas que funcionem, inclusive eu.

Se o crescimento de seu alcance orgânico não parece estar funcionando, pode haver outra solução.

De acordo com Jay Baer, consultor de marketing em mídias sociais, o alcance orgânico do Facebook diminui conforme o preço de suas ações aumenta:

marketing em mídia social

Média de alcance orgânico por página Preço das ações da Facebook Inc. (FB)
 

 

Solucionando este desafio:

Os profissionais de marketing podem superar esse obstáculo observando o declínio do alcance orgânico como uma oportunidade disfarçada. Essa oportunidade é a publicidade de mídia social paga.

Mesmo que você só tenha R$5 para gastar para impulsionar um post do Facebook ou promover um Tweet, colocar alguns reais por trás do conteúdo que você trabalhou duro para criar irá efetivamente colocar esse conteúdo na frente de centenas de potenciais clientes. Procure por postagens de alto envolvimento, mas de baixo alcance, como um bom barômetro para um potencial de sucesso.

Use uma combinação das estatísticas do Facebook e do Twitter para aprender sobre os seus usuários e crie uma persona. Uma vez que você tem uma ideia de quem eles são, use essas informações para criar anúncios altamente segmentados que combinem com os usuários.

4. Começando com conteúdo bom e coerente

Nós compreendemos perfeitamente. Gerenciar as redes sociais consome todo o seu tempo, e pode tornar-se um trabalho de tempo integral. É por isso que permanecer criativo e original é um dos desafios mais difíceis a se superar no marketing de mídia social.

O checklist de um gerente de mídia social parece nunca ter fim: selecionar, criar, agendar, monitorar, responder, atualizar e reutilizar o conteúdo em vários perfis sociais distintos.

É por isso que é importante para os profissionais de marketing em mídia social fazerem boas curadorias de conteúdo para otimizar seu tempo.

Solucionando este desafio:

Além de organizar conteúdo e gerar ideias, táticas básicas como monitoramento de páginas do Facebook ou pesquisar no Buzzsumo ou no Quora por conteúdos, existem outras táticas rápidas que você pode experimentar hoje.

Franqueza e transparência: Alguns de nossos conteúdos e publicações de mídia social mais populares são aqueles que apresentam um olhar para dentro na cultura do Buffer.

As pessoas gostam de saber que existe uma “pessoa real” por trás do perfil da mídia social e ao dar a eles a chance de conhecer sua empresa ou marca você vai evocar interação humano de verdade.

Gráficos originais: Nós também geramos um excelente retorno através da criação de gráficos originais no Pablo ou no Canva e publicá-los em nossos canais de mídia. Esta imagem, por exemplo, recebeu mais de 100 retweets em nossa conta no Twitter em menos de uma hora.

Para criá-lo, nós procuramos estatísticas pela web e colocamos em um gráfico simples, que levou cerca de 30 minutos para ser feito.

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5. Quantidade x Qualidade

Para algumas marcas, a maneira de se fazer crescer dentro das mídias sociais é simplesmente postar mais. Embora essa tática possa funcionar para alguns, para muitos, tem a tendência para irritar seguidores.

A The Next Web posta cerca de 30 à 40 vezes por dia no Facebook, devido a elevada quantidade de novos conteúdos que eles colocam online. Mas muitas empresas que estão criando menos conteúdo podem estar lutando para mostrar valor postando com muita frequência.

Solucionando este desafio:

Uma excelente maneira de pensar sobre a quantidade versus qualidade é tratar cada trecho de conteúdo (de cada tweet, cada post do Facebook, cada CTA, toda divulgação via e-mail) com o máximo cuidado.

As pessoas vão naturalmente seguir a sua marca ao longo do tempo por publicar bom conteúdo, e não por postar mais conteúdo.

Os profissionais de marketing podem se beneficiar em abraçar o pensamento do “tudo importa” ao gerar conteúdo para o seu blog, gráficos para mídia social e fóruns para conexões.

6. Obtendo conteúdo para o público em massa

Agora que você tem todo esse bom conteúdo para o seu blog e canais de mídia social, as pessoas certamente irão seguir, certo?

Como os profissionais de marketing sabem, isso nem sempre acontece. Promover conteúdo, em parceria com marcas e influenciadores, e captar a atenção do público é um novo desafio na mídia social por si só.

A boa notícia é que, se o seu conteúdo é apreciado por algumas pessoas em seu blog, então as chances são de que as pessoas nas mídias sociais irão curtir também. O desafio é conseguir chegar nessas pessoas.

Solucionando este desafio:

Assim como no investimento, o “Efeito Composto” é uma ideia poderosa que também funciona com promoção de mídia social.

Vamos dizer que cada pessoa no Twitter tem 100 amigos que os seguem, e esses 100 amigos têm outros 100 amigos que os seguem. Mesmo que apenas 5% do total de amigos compartilham o que você posta, isso ainda será uma enorme quantidade de compartilhamentos e opiniões.

A ideia é não sentar e esperar que as pessoas compartilhem seu conteúdo, mas sim procurar ativamente pessoas que você sabe que vão se beneficiar dele. Algumas ideias para você começar:

  • Enviar e-mails para seus amigos, familiares e colegas de trabalho
  • Envie mensagens diretas a influenciadores, de forma genuina, nas mídias sociais
  • Junte-se a grupos no LinkedIn ou em fóruns on-line dentro do seu nicho de mercado
  • Distribua o seu conteúdo (Um guia completo de Neil Patel, em inglês)
  • Repulique o conteúdo no Medium

7. Buscando formas de incentivar o compartilhamento

Uma coisa que é particularmente desafiadora em mídias sociais é encontrar maneiras de evitar, o que eu gosto de chamar de, uma “rotina criativa.” A rotina criativa é quando os gerentes de mídia social encontram uma tática que funciona poucas vezes e, em seguida, voltam continuamente a ela cada vez mais, mesmo que os resultados possam ser o mesmo ou em declínio.

Somente postar links de blogs no Facebook, citações no Instagram, ou links para seus próprios artigos no Twitter são exemplos de conteúdo que é bom, mas que talvez poderia usar um impulso criativo.

Solucionando este desafio:

Pense “compartilhar primeiro” entrando na mente de seu público. Antes de postar, pergunte-se: “Isto é algo que eu daria um “curtir”, comentaria, leria ou compartilharia nas redes sociais?” Se a resposta for “não”, pode ser um sinal para você procurar outros tipos de conteúdo.

Uma vez, o jornal The New York Times publicou um excelente estudo sobre a psicologia do compartilhamento. Se resumia ao fato de que o compartilhamento em redes sociais é sempre sobre relacionamentos. O estudo indicou que 49% dos entrevistados disseram que compartilham para agregar valor e divertimento aos outros.

Jeff Bullas compartilhou uma excelente lista de 10 maneiras de criar conteúdo contagioso, em inglês, com algumas ideias divertidas, incluindo:

  • Contar Boas Histórias
  • Fazer seu público parecer inteligente e elegante
  • Usar apelo emocional

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8. Utilizando dados para seguir a intuição

Quantos de nós não se preocupa em coletar dados a fim de orientar a nossa estratégia na mídia social? Sei que sou culpado nisso algumas vezes!

Anteriormente, os dados de mídia social eram de difícil acesso, difíceis de entender, e aparentemente inúteis. Porém, hoje em dia, existem tantas ferramentas surpreendentes por aí que o acesso a dados é um dever para os profissionais de marketing que procuram levar suas redes sociais para o próximo nível.

Solucionando este desafio:

Comece criando uma planilha simples no Excel, com cada um dos canais de mídia social que você está gerenciando no lado esquerdo e as estatísticas mais importantes que você gostaria de acompanhar na parte superior.

Aqui está um print da planilha que eu utilizo:

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Rastrear as métricas semana a semana e mês a mês me ajuda a visualizar se minha intuição está funcionando. Dessa forma eu posso, de forma rápida, implementar experimentos, controlar os dados, e traçar uma outra tática se as coisas não evoluírem.

9. Criando qualidade visual e gráfica

As partes visuais e gráficas são o segundo fator mais importante para o sucesso na mídia social, logo atrás da qualidade do conteúdo. Mas a criação de efeitos visuais e gráficos de qualidade é outro grande desafio, em relação ao nível de habilidade e tempo necessário para criá-los.

Observando como o conteúdo visual tem 40 vezes mais chance de ser compartilhado nas mídias sociais do que outro tipo de conteúdo, nunca houve um momento melhor para investir em seu próprio recurso visual.

Solucionando este desafio:

Duas de nossas táticas favoritas de gerar boas fontes de recursos visuais são os bancos de imagens e imagens originais de alta qualidade criadas pela nossa equipe.

Para acumular fotos de alta qualidade, você pode conferir a lista com 19 fontes gratuitas de imagemno blog Viver de Blog. Para imagens originais, sugerimos também utilizar o Pablo ou o Canva. Os dois são divertidos, fáceis de usar, e permitem que os profissionais de marketing personalizem cada tamanho de imagem baseado no canal de mídia social que vai usar.

Algumas dicas de ouro:

  • Evite o uso excessivo de bancos de imagens
  • Certifique-se de cada imagem está devidamente dimensionada para sua rede específica
  • Use as melhores práticas com sobreposição de texto
  • Projete as imagens as cores, paletas e logos da marca.

10. Concentre-se nas coisas mais importantes

Um pensamento comum na esfera da mídia social é que existe uma receita de bolo para o crescimento e o envolvimento. A verdade é que dá muito trabalho criar uma comunidade de seguidores engajados e defensores da marca.

Crescimento e engajamento é o resultado de uma variedade de fatores, mas descobrir em quais atividades focar é um desafio importante no marketing em mídia social.

Solucionando este desafio:

Ao falar sobre prioridades, para mim é útil fazer uma referencia à Máquina de Crescimento de Brian Balfour. Brian aponta que muitos profissionais de marketing se concentram primeiramente em táticas ao invés de criar um processo de crescimento.

Pensar primeiro em táticas é colocar a carroça na frente dos bois. Você precisa de um processo que irá ajudá-lo a construir uma máquina de crescimento escalável, previsível e repetível.

Brian Balfour

A parte mais importante é ter um processo de crescimento e aderir a ele, não importa o quê aconteça.

Conheça os seus canais, o seu público e seu mercado por dentro e por fora e faça decisões de experimentos estratégicos com base nesses aprendizados. Fazer isso ajudará a concentrar-se nas coisas que mais importam.

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Agora é com você!

Obrigado por ler! Que desafios você normalmente encontra quando falamos de mídias sociais? Vamos adorar saber nos comentários!

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