Eu estava um pouco nervoso antes de escrever este post, porque existem inúmeras regras de ouro possíveis para gerentes de mídia social.

Me perguntei: Como eu poderia me aprimorar nas mais importantes?

De regras de ouro como definição adequada de objetivos de mídia social para o compreender o verdadeiro comportamento do consumidor, a implementar isso em sua estratégia de marketing, este post poderia ter se tomado em uma variedade de moldes e formas.

Mas então percebi, que os gerentes de mídia social estão no mercado de verbos. Nossas carreiras são inteiramente baseadas em verbos: compartilhar, comentar, medir, postar, criar, resolver, projetar, escrever, encaixar, etc. Os verbos regem as regras para os gestores de mídia social e nos levam a lugares surpreendentes.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão 10 regras de ouro para gerentes de mídia social explicados através dos verbos.

1. Comunicar

A palavra “comunicar” vem do latim “communis“, que também é a origem da palavra “comunidade”. Comunicação e comunidade são essenciais para tarefas diárias de gerentes de mídia social, uma vez que os ajudam a construir um público fiel.

A chave para a regra de ouro de comunicar é para se comunicar com o seu público e não pelo seu público. Comunique-se de forma transparente, honesta e genuína em cada publicação e em respostas nas mídias sociais. Com o tempo, isso irá construir confiança com o seu público. Eles irão olhar para você como uma fonte de informação, orientação e respeito.

Regra de Ouro #1

Ponto de ação: Dê a seu público uma voz

Uma coisa que você pode fazer funcionar em comunicação, hoje, é para dar a seu público uma voz e permitir que eles compartilhem suas opiniões franca e abertamente. Recentemente fizemos uma experiência com um AMA (ask marketing anything – pergunte qualquer coisa) postado recentemente para dar o nosso público a oportunidade de fazer exatamente isso. Outras marcas como Inbound.org criaram comunidades on-line onde os membros podem interagir e compartilhar ideias.

Quais são as maneiras que você pode dar ao seu público uma voz?

2. Compartilhar

Compartilhar é se importar. Compartilhar conteúdo por toda a mídia social, como marca, é querer o bem, pois você está fornecendo valor para o seu público e para o público em potencial que pode não ter ouvido falar de você ainda.

Compartilhar é a maneira que sua marca pode usar para amplificar o conteúdo incrível que você trabalhou duro para criar.

A chave para a regra de ouro de compartilhar é criar experiências únicas através das várias plataformas de mídia social. Cada pedaço de conteúdo que você compartilha deve parecer completamente natural em qualquer canal que você esteja compartilhando.

Regra de Ouro #2

Ponto de ação: Experiências com conteúdo

Passe algum tempo pesquisando boas práticas por trás de cada canal de mídia social e que tipo de conteúdo tem o melhor desempenho. O que funciona para o Instagram pode não funcionar para o Facebook e vice-versa. Recentemente, nós estudamos mais de 16 milhões de posts nas mídias sociais e aprendemos que isso é um fato, especialmente para as marcas que compartilham em vários canais de mídia social. Passar tempo extra na personalização do conteúdo para cada canal irá produzir grande efeito nos seus esforços de marketing.

3. Mensurar

Quando eu comecei no marketing há quatro anos, medir os sucessos (e fracassos) dos meus esforços na mídia social me assustou. No início, eu não sabia o que medir e, em seguida, uma vez que eu fiz, temia que as estatísticas não evoluíssem. Que se eu ficasse abaixo dos meus objetivos eu não seria bom no meu trabalho. Mas então eu percebi que eu estava pensando sobre isso tudo de forma errada.

Medir seus resultados de marketing em mídias sociais não é o fim – é apenas o começo.

Rastrear os dados permite que você, como gerente de mídia social, faça melhor seu trabalho. Isso permite experiência com confiança sabendo que você vai ser capaz de apontar na direção exata do que está funcionando e o que não está. As portas se abrem quando você está disposto a analisar os resultados do passado e aprender com eles.

Regra de Ouro #3

Ponto de ação: Meça seu desempenho de mídia social

Comece com os “4 principais“, quando medir os resultados de marketing: Métricas de mídia social (seguidores, alcance etc), Canal (como as pessoas chegaram ao seu site), Consumo (visualizações, o tempo gasto na página, etc), e Conversão. A Brandwatch montou um guia extraordinário sobre estatísticas específicas para medir cada um, que é um ótimo lugar para começar. A TrustRadius descobriu que demonstrar a ROI (taxa de retorno) é o desafio número um entre os comerciantes, mas não tem que ser para você!

4. Criar

Os dois pilares de mídia social e projetos de marketing: imagens e vídeos. As pessoas são incríveis em lembrar de informações visuais. Estudos têm mostrado que a adição de uma imagem em uma informação pode aumentar a memória em até 65%. Outro estudo da Adobe constatou que os consumidores que visualizaram o vídeo de uma marca estão 1.81 vezes mais propensos a comprar um produto do que aqueles que não viram o vídeo.

A criação de imagens atraentes e vídeos é uma daquelas regras de mídia social que os profissionais de marketing estão constantemente se esforçando em aprimorar. E a forma como as coisas estão indo, 2016 está se moldando para ser o ano do vídeo para muitos indivíduos e marcas. Agora é o momento perfeito para simplesmente criar.

Regra de Ouro #4

Ponto de ação: Não tenha medo de tentar novas táticas (e plataformas)

Mergulhe. Seja um dos primeiros a movimentar e sacudir plataformas mais recentes como Snapchat e o Facebook Live. Não se preocupe tanto com a criação do vídeo viral perfeito. Experimente diferentes formatos, tais como Q&A (perguntas e respostas) como faz #AskGaryVee, ou sessões de whiteboard (quadro branco), como exemplo Whiteboard Friday no Moz. Se você estiver com pouco orçamento, a mídia social Examiner tem algumas ideias sobre a criação de vídeos envolventes por bem pouco. Criar vídeos agora, vai ajudar você a se destacar e ganhar sequência antes que o resto do mercado te alcance.

5. Originar

Não existe tal coisa como uma nova ideia. É impossível. Nós simplesmente pegamos um monte de ideias velhas e a colocamos em uma espécie de caleidoscópio mental

Mark Twain

Esta é uma grande citação para lembrar, como profissionais de marketing, quando se trata de regras de ouro para mídia social. Muitas vezes nossas ideias mais originais e bem-sucedidas são um belo conjunto de várias outras ideias em uma só.

Você necessariamente não tem que reinventar a roda para mostrar um bom conteúdo que o seu público possa adorar. Tudo que você tem a fazer é tornar a roda melhor do que era antes.

Regra de Ouro #5

Ponto de ação: Torne-se expert em curadoria de conteúdo

Use ferramentas como Feedly, Pocket e Flipboard para pesquisar e curar o melhor conteúdo de centenas de blogs em toda a web. Nos produtos de Buffer, você pode conectar feeds RSS ao seu perfil para que todos os últimos posts de seus blogs favoritos sejam arrastados diretamente no seu painel. Você também pode utilizar sites como o reddit, BuzzFeed, BuzzSumo, Imgur, e o Tumblr para obter inspiração de temas populares do dia e usar isso para criar conteúdo que permaneça à frente dos outros.

6. Estimular

Qual é a primeira palavra ou conceito que você pensa quando você ouve as palavras “mídia social?” Para mim, é relacionamentos. Construir e estimular relacionamentos é uma daquelas regras para gerentes de mídia social que muitas vezes é mais fácil dizer do que fazer. Mas o que exatamente implica em construir relacionamentos em redes sociais? Para muitas marcas, proporcionar uma experiência épica ao cliente sobre a mídia social é a principal prioridade.

De acordo com a J. D. Power, 67% dos consumidores têm usado o canal de mídia social da empresa para obter atendimento ao cliente. Isso é muito! E esses números são projetados com tendência para o crescimento em razão da forma com que a mídia social se torna cada vez mais enraizada em nosso cotidiano.

Regra de Ouro #6

Ponto de ação: Ouvir e Responder seu público

Dois grandes meios de construir e manter relacionamentos em mídias sociais são ouvir e responder. Ouvir sempre vem em primeiro lugar. Tire proveito de ferramentas de monitoramento social como Respond, TweetDeck, e Mention para ouvir as conversas do seu público. O que eles estão dizendo sobre sua marca? O que eles estão dizendo sobre um determinado tópico? Tente responder a todas as perguntas, comentários e se interesse que o público seja autêntico e empático. Mostrando que há uma pessoa real por trás da sua marca vai ajudar a cultivar esses relacionamentos ao longo do tempo.

7. Resolver

Há algumas coisas que podem ser resolvidas com o poder da mídia social. Gestores e profissionais de marketing de mídia social podem resolver questões e curiosidades do seu público com bons conteúdos, pontos cruciais como um serviço espetacular de atendimento ao cliente, desafios de reconhecimento da marca com mira na divulgação e muito mais. A fim de resolver adequadamente tudo isso, como um profissional de marketing, você deve antes de qualquer coisa saber qual o problema ou oportunidade está em primeiro lugar. Colocar os interesses do seu público a frente fazendo perguntas envolventes, estudando ideias do seu público em diferentes plataformas e analisar o seu conteúdo mais popular irão te ajudar a identificar as áreas em que você pode crescer e expandir.

Regra de Ouro #7

Ponto de ação: Identificar Oportunidades Usando Dados

Uma das minhas maneiras favoritas de identificar problemas e oportunidades de se resolverem através da mídia social é olhar para o Google Analytics e relatórios de participação da mídia social. Se você receber dezenas de milhares ou apenas algumas dezenas de visitas ao seu blog e canais sociais, sempre haverá peças de conteúdo que têm funcionado melhor do que outros. E em vez de adivinhar quais são, dê uma rápida olhada nos dados. Analise tanto os títulos, em todos os conteúdos de alto desempenho, bem como as táticas. Quão longo foi o conteúdo? Que tipo de imagem que você usou? Foi um post bem-humorado ou educacional? Que canais está constantemente usando? Você está perdendo oportunidades em outro lugar?

8. Abrir-se

De acordo com o Relatório de Marcas Autênticas Cohn & Wolfe, 91% dos consumidores valorizam mais a honestidade quando se trata de produtos, serviços e marcas. Se abra para o seu público com a imagem por trás das cenas da sua empresa, seus processos e sua equipe. Alguns de nossos esforços de marketing mais gratificantes e bem-sucedidos tem surgido do nosso valor padrão de transparência.

Não sabe por onde começar com a transparência? Tudo bem! Tome uma empresa que você admira pela sua abertura e transparência como exemplo e modele através dela. A MailChimp, por exemplo, faz um ótimo trabalho em sua página no Facebook a partir da mistura de conteúdo educacional e aberto. Quando as pessoas acessam seu canal de mídia social devem ter uma boa sensação de quem você é como empresa e qual o valor que você pode oferecer.

Regra de Ouro #8

Ponto de ação: Experiência com Transparência

Começar é geralmente o maior desafio quando se trata de ser aberto com o seu público, mas fica mais fácil com o tempo. Existem muitos aspectos diferentes da sua marca que você pode incorporar no seu público. Momentos espontâneos, entrevistas, cultura do escritório, e “um dia na vida” são todas ótimas opções para compartilhar com sua comunidade. E lembre-se que os vídeos e imagens são muitas vezes a melhor maneira de ajudar a transmitir “a vida na sua empresa”.

9. Refletir

Uma coisa que nós como gerentes de mídias sociais e profissionais de marketing muitas vezes esquecemos é que, depois de tudo que foi dito e feito, ainda se trata de mídia social. Atrás de cada métrica e conversão é uma pessoa real que usa a mídia social para ser informado e entretido.

O nosso trabalho como profissionais de marketing é entregar isso em cada pedacinho do conteúdo, e isso pode ser ótimo para ter um momento de reflexão sobre como está seu desempenho. Observando as melhores campanhas na mídia social em 2015 de Adhere Creative, há uma manifestação do padrão de histórias emocionais e divertidas. É importante manter isso em mente ao desenvolver o conteúdo, formular publicações e interagir com o público através da mídia social.

Regra de Ouro #9

Ponto de ação: Tire um tempo para observar, o que está funcionando para você e para os outros

Buscar em outras empresas inspiração em marketing e mídia social é uma das maneiras mais eficazes para gerar ideias incríveis para sua próxima campanha.

Retire trechos de suas campanhas favoritas pela web e coloque-as em suas próprias ideias para a sua marca. Não tenha medo de olhar para fora do seu setor também. Você vai se agradar e ficar surpreendido com a quantidade de diferentes empresas fazendo coisas incríveis no marketing.

10. Retribuir

Nós guardamos a melhor das nossas 10 regras de ouro para gerentes de mídia social para o final: retribuir.

Quer se trate de dar para o seu público e aos usuários brindes gratuitos ou aderir a uma causa social importante, a reciprocidade é uma ferramenta de marketing extremamente poderosa.

Os exemplos são infinitos de marcas que executam campanhas de grande sucesso em que estão envolvidos em uma causa social digna. Brindes também são uma ótima ferramenta para dar retorno. Nós experimentamos os efeitos impressionantes sobre o crescimento social através de brindes com itens simples como garrafas de água de marca e adesivos.

Regra de Ouro #10 (1)

Ponto de ação: Dê mais do que recebe

Uma lição importante para aprender com a regra de ouro da reciprocidade é de garantir que a troca seja justa tanto para o usuário quanto para a marca. Bem, principalmente o usuário – como coloca Gary Vaynerchuk: “A única melhor maneira de vencer é fornecer 51% do relacionamento.”

Agora é com você

Felizmente, estas 10 regras de ouro para gerentes de mídia social vão ajudar a acender um pouco de inspiração em sua rotina diária. Aqui está uma rápida recapitulação apenas no caso de você querer levá-los com você a qualquer lugar!

  • Comunicar
  • Compartilhar
  • Mensurar
  • Criar
  • Originar
  • Estimular
  • Resolver
  • Abrir-se
  • Refletir
  • Retribuir

Esquecemos alguma regra de ouro que você vivencia como um gerenciador de mídia social?

Existe alguma coisa que você gostaria de acrescentar?

Gostaríamos de ouvir de você nos comentários abaixo!

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