Está lutando para criar mais envolvimento com a mídia social?

Quer dicas para melhorar suas postagens?

Para obter mais envolvimento na mídia social é necessário adaptar seu conteúdo para atrair o público em um nível emocional.

Neste artigo você vai descobrir 5 dicas de psicologia para melhorar o engajamento dos seus posts nas mídias sociais.

1. Imagens também falam

Sua imagem é a primeira a chamar a atenção em suas postagens. É a porta de entrada para o seu conteúdo, portanto é preciso causar impacto.

É importante escolher uma imagem que expressa o que você tenta dizer em sua publicação. Por exemplo, imagens da Red Bull no Instagram inspiram seus seguidores a curtir a vida e buscar novas aventuras.

Escolha imagens para suas postagens que contem alguma história

Escolha imagens para suas postagens que contem alguma história

Boas imagens também se destacam na multidão e criam atenção nos feeds de notícias dos usuários.

A imagem deste post da Coca-Cola chama a atenção do público com o uso de cores vivas e um padrão interessante.

Escolha imagens que vão chamar a atenção do seu público

Escolha imagens que vão chamar a atenção do seu público

Suas imagens também devem ser relevantes para o seu público-alvo. Nesta publicação do Facebook, a Zappos utiliza uma imagem que apela para seu público: mulheres que são conscientes sobre moda e amam comprar sapatos.

Procure por imagens que irá atrair seu público alvo

Procure por imagens que irá atrair seu público alvo

2. Comunique com Cores

Marcas que fazem as melhores escolhas de cores são as marcas que obtém o melhor engajamento nas mídias sociais.

Antes de começar a compartilhar seu conteúdo em mídias sociais, você deve escolher uma cor que é o sinônimo da sua marca. Sua escolha da cor não só representa o seu negócio, mas também afeta seus seguidores em um nível psicológico.

A marca visual da Rob Russo se destaca nos feeds de notícias dos seus seguidores e chama a atenção para o que ele está dizendo. É essa a estratégia que você quer aplicar ao seu marketing visual.

As cores certas para sua marca podem fazer seus posts se destacam nos feeds de notícias das pessoas

As cores certas para sua marca podem fazer seus posts se destacam nos feeds de notícias das pessoas

As cores da assinatura da The Honest Company são usadas de forma proeminente em todos os seus canais sociais e em suas publicações. A cor faz com que seus posts sejam instantaneamente reconhecíveis pelos seus fãs.

Use as cores da sua marca em suas publicações

Use as cores da sua marca em suas publicações

Observe se as cores da sua marca falam com o seu público alvo. Se você estiver usando uma cor consistente para a sua marca, mas não está conseguindo o envolvimento esperado, você pode precisar repensar a sua escolha de cor.

3. Palavras desencadeiam uma ação

Depois de criar a sua primeira chamada à ação com uma imagem, é hora de concentrar-se na descrição.

A lei da atração afirma que “semelhante atrai semelhante”, então comece a sua descrição com palavras que você sabe que as pessoas querem ou gostam de ouvir. Seis palavras que normalmente funcionam bem são quem, o quê, quando, onde, por que e como. Estas palavras desencadeiam uma resposta emocional que agarra a atenção das pessoas.

Você também pode tentar usar essas palavras de gatilho para envolver mais seu público.

4. A Emoção Conecta

Conectar-se com os leitores em um nível emocional, especialmente quando se trata de algo alegre, pode impactar seus posts na mídia social.

Neste post do Facebook, a Adidas se conecta com seus fãs através do compartilhamento da felicidade de Flavia Pennetta em ganhar seu primeiro título Grand Slam de tênis.

Conecte-se com o seu público em um nível emocional através de seus posts

Conecte-se com o seu público em um nível emocional através de seus posts

Você conhecendo ou não, você está instigando algum tipo de emoção com todas as suas publicações. Mesmo que seja o tédio, os leitores estão sentindo uma emoção quando veem o seu post.

Para aproveitar ao máximo esta oportunidade, compartilhe coisas boas com seus seguidores. Retrate uma marca amigável, feliz, que é útil e generosa, e as pessoas serão atraídas para as suas postagens.

Na página do Facebook da Oreo, suas postagens projetam uma personalidade divertida e alegre.

Oreo projeta uma vibração alegre e amigável com os seus posts no Facebook

Oreo projeta uma vibração alegre e amigável com os seus posts no Facebook

5. Conversas Envolvem

Como introduzir uma conversa no mix das suas postagens de mídia social ajuda a determinar o quanto as pessoas vão se abrir para você?

A maneira mais fácil e eficaz para estimular a comunicação é pedir por isso. Você pode começar ou terminar o seu post com uma pergunta ou uma declaração que leva as pessoas a se envolverem.

Neste post, Threadless envolve seus seguidores, pedindo enviem uma piada para que a use no design de uma de suas camisetas.

Envolva seu público fazendo perguntas a eles

Envolva seu público fazendo perguntas a eles

Ao estabelecer a comunicação com seus seguidores, você vai descobrir o que eles precisam e querem e como você pode dar isso a eles.

No post abaixo, Livescribe pede a seus seguidores para compartilhar histórias sobre como os produtos da empresa têm ajudado nas capacidades pessoais ou profissionais. Estas histórias fornecem à empresa uma grande visão sobre as muitas maneiras que os clientes usam seus produtos.

Provocar uma conversa permite que você e seus seguidores se conhecerem um pouco melhor

Provocar uma conversa permite que você e seus seguidores se conhecerem um pouco melhor

Uma comunicação eficaz permite que você tenha um impacto positivo com suas publicações na mídia sociais. Aqui, a Popchips envolve seus seguidores do Facebook, pedindo que eles compartilhem fotos de seus cães para celebrar o Dia Nacional dos filhotes de cachorro.

Convide seus seguidores a compartilhar algo que eles gostem

Convide seus seguidores a compartilhar algo que eles gostem

Seus seguidores se lembrarão da conversa positiva que tiveram com a sua marca na próxima vez que eles te visualizarem nos feeds de notícias.

Lembre-se que quando você começar a dar às pessoas um vislumbre da personalidade da sua marca, eles vão começar a confiar em você.

Escolha uma imagem de Perfil Amigável

Sua imagem de perfil pessoal também pode ter um impacto sobre as suas postagens de mídia social. Se você parecer amigável e útil em sua foto de perfil, é provável que você atraia e conquiste mais seguidores.

Este estudo psicológico sugere que você sorria em sua foto, mostra seus olhos (sem óculos) e utilize a técnica squinch (como manter os olhos um pouco fechado, mas não muito). Além disso, cortar a foto para mostrar você do seu ombro para cima ou de sua cabeça até a cintura.

Conclusão

Pense cuidadosamente sobre cada elemento de suas postagens de mídia social, incluindo as imagens, o uso das cores da sua marca e da descrição. Essas dicas vão ajudá-lo a se conectar com seus seguidores em um nível emocional e criar uma conversação.

O que você achou? Já experimentou alguma destas táticas para melhorar as suas postagens nas mídias sociais? Quais as técnicas que você usa para apelar aos seguidores em seus canais sociais? Por favor, compartilhe suas reflexões nos comentários abaixo.

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