Marketing já não é mais o monstro dos anos 50. Já se foram os dias em que para fazer campanhas na mídia você tinha que gastar milhões de dólares. A série Mad Men é um retrato divertido e preciso daqueles tempos, mas hoje em dia o marketing é totalmente diferente.

Com a introdução dos meios de comunicação, o marketing não está mais sozinho. Na verdade, os meios de comunicação começaram lentamente a fazerem parte da equação, e os dois estão cada vez mais se tornando únicos. Muito em breve, os dois irão se fundir em um só.

O que está causando essa fusão?

Por um tempo, o marketing e os meios de comunicação eram separados. Os dois mal interagiam um com o outro. A tecnologia os uniu, introduzindo os anúncios de rádio e TV, mas a grande parte do marketing era feito através dos meios tradicionais – campanhas de milhões de dólares em outdoors, patrocínio e etc.

Os meios de comunicação estavam apenas experimentando o marketing, mas ainda os dois estavam separados ao ponto de serem duas entidades completamente diferentes.

No entanto, a digitalização começou. A internet abriu as portas para o marketing, permitindo anunciar e vender de maneiras que antes eram impossíveis. O público do marketing cresceu exponencialmente à medida que ficava conectado. A mídia de repente se tornou algo crucial para o mundo do marketing, permitindo que as empresas alcançassem mais pessoas do que nunca.

Os profissionais de marketing de repente tiveram acesso a ferramentas incríveis, mas havia um pequeno problema – eles não sabiam como usá-las.

Como usar a mídia de forma eficaz

Os profissionais de marketing modernos são mais confortáveis usando a mídia do que os da geração passada, mas ainda há muito para evoluir. A grande parte das empresas de marketing ainda está enraizada em práticas tradicionais e estas empresas estão lutando para competir com startups e empresas de pequeno porte que têm liberdade para experimentar coisas novas.

Isso levanta uma questão – o que estas empresas estão fazendo para serem tão bem sucedidas? Qual é a estratégia que aproxima o marketing e a mídia?

Startups de marketing possuem muitos concorrentes. Uma empresa com cinco pessoas não tem os mesmos recursos que uma empresa grande e consolidada. Diante disto, elas possuem uma vantagem única. Startups estão surgindo em todos os lugares e precisam de um marketing mais acessível. Elas não têm milhões de dólares, portanto, para onde elas vão correr?

 

“As pessoas não são engajadas mais pelo marketing tradicional. Elas têm melhores opções”. ”Acreditamos em vender paixão. Isso é o que as pessoas querem. Sem os meios de comunicação, isto não é possível”.

Hank Ostholthoff

CEO, Mabbly

Também pelo fato de haver tanta concorrência, as startups de marketing precisam encontrar formas criativas para conseguirem divulgação. É aí que a mídia entra em cena. Os meios de comunicação vão muito além dos comerciais durante o futebol.

Hoje em dia, é o engajamento ativo do público através das mídias sociais, é a criação de conteúdo que as pessoas realmente gostam. O conteúdo divulgado através da mídia social é o marketing para o público moderno e digitalizado e só é possível através dos canais de mídia certos.

 

“No final, o que importa é o engajamento”. “Independentemente se você tem um orçamento grande ou pequeno, os profissionais de marketing devem fazer a ativação do público e envolvê-los no processo de criação de conteúdo. Aqueles que fizerem isso da melhor forma, ganham”.

Moti Choen

CEO, Apester

O que isso significa para o marketing?

No fim das contas, o marketing e a mídia estão cada vez mais próximos, quando não são um. Os dois não podem ser separados, caso contrário, as chances de alcançar o público certo diminuem e muito. As empresas hoje devem a si mesmas e aos seus clientes adotar essa nova direção. Simplesmente não existe uma alternativa viável.

Estratégias que estão se provando bem sucedidas como o growth hacking exigem a conversão do marketing e da mídia. Isso significa que o marketing não é mais o bicho de sete cabeças que foi no passado. O marketing está fazendo parte cada vez mais da vida cotidiana, o que significa que cabe aos profissionais de marketing engajar o público de formas significativas.

Texto originalmente postado em inglês no: Salesforce

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