Todo profissional do marketing deve compreender como as mídias sociais são importantíssimas no processo de compra hoje em dia, inclusive para o setor de reposição de peças, por isso entender como essas redes podem te ajudar é essencial. Para te ajudar, o Blog do Canal da Peça WS, separou este texto da Nuvem Shop com dicas de como aproveitar o Facebook e o Youtube para inflenciar os clientes certos a adquirirem o seu produto.

Por: Rafael Gama

O processo de adquirir um produto, seja ele qual for, vem mudando bastante ao longo dos anos. Para conseguir vender uma mercadoria e conquistar um cliente novo, principalmente na era da internet, apenas o preço e a qualidade do produto não bastam: é preciso mais.

É necessário cativar o seu público, convencê-lo de que o seu item é o melhor disponível no mercado e o mais importante: expor opiniões positivas de antigos clientes sobre o seu negócio. É imprescindível que as pessoas conheçam o seu e-commerce e falem bem dele.

Troca de informações é chave para o consumidor tomar uma decisão

A cada dia que passa, a opinião dos consumidores tem uma relevância maior na tomada de decisão sobre a compra ou não de um determinado artigo. Assim, o marketing digital e a utilização correta dos meios digitais são fundamentais para conseguir convencer o seu público-alvo a comprar seus produtos.

Isso tudo acontece pois, em tempos de redes sociais, as trocas de informações são contínuas e instantâneas. Então, saber como usar o Facebook e o YouTube para conquistar o seu cliente é requisito básico para estabilizar o seu e-commerce em um mercado tão competitivo como é a internet.

É necessário que a sua loja virtual esteja exposta e que as pessoas tenham um lugar (por exemplo, uma página no Facebook) no qual possam dar suas opiniões e até fazer críticas e reclamações a respeito de algo no atendimento ou no produto de que não tenham gostado.

Já no YouTube você pode fazer um vídeo de apresentação de um novo produto com uma característica específica ou uma novidade que vai atrair a atenção dos seus clientes e fazer com que suas vendas se expandam e aumentem o sucesso do seu e-Commerce.

Todos esses dados e informações expostas tanto no Facebook quanto no YouTube serão usados por outros consumidores no momento em que eles forem adquirir um produto do seu e-commerce. Assim, manter uma reputação positiva na internet é fundamental para o sucesso do seu negócio e influência muito na decisão final do consumidor.

Todas essas questões sobre a utilização correta do Facebook e do YouTube são fundamentais de serem concretizadas e bem planejadas para conseguir atrair ainda mais clientes.

Como o Facebook e o YouTube influenciam seu e-commerce

Nunca houve tanta gente nas redes sociais. Segundo o último levantamento feito pela eMarketer, empresa de marketing online, dos 105 milhões de brasileiros, 80% estão nas mídias digitais.

Isso significa que o seu público e o seu possível lead estão acessando Facebook e YouTube a todo instante à procura de informações sobre novos produtos e outros itens, os quais são necessários para a tomada de decisões sobre adquirir ou não uma mercadoria.

Assim, se o seu e-commerce não tem uma página no Facebook, o seu potencial de crescimento fica extremamente limitado, já que se perde a possibilidade de agregar futuros clientes à sua marca. As opiniões dos usuários do Facebook acabam sendo decisivas para o comportamento do seu cliente.

Opiniões positivas são fundamentais para o sucesso do seu e-commerce

Se um cliente falar bem do seu negócio, a chance de um amigo dele comprar em seu comércio eletrônico aumenta e isso acaba virando uma bola de neve positiva para o seu empreendimento digital. É preciso saber como aproveitar essa força que o Facebook e o YouTube possuem. Atualmente, não existe nenhuma grande empresa de comércio eletrônico que não se utilize do grande alcance dessas redes para anunciar produtos, fazer promoções e angariar novos clientes.

Para se ter uma ideia da força das redes sociais, 93.3% das pessoas curtem páginas de empresas, produtos ou serviços no Facebook e milhões de pessoas veem vídeos todos os dias no YouTube.

O perigo de você não estar conectado e não ter uma ligação com o seu público, porém, não fica somente na questão de perder clientes, lucro ou oportunidades. Existe algo pior que pode acontecer, já que, a qualquer instante, um concorrente ou até mesmo uma startup acabam criando um novo modelo de negócio e se tornam líderes na internet em seu segmento. Pela falta de conexão com seus clientes, você acaba ficando para trás.

Por conta disso, a presença do seu e-commerce nessas páginas é fundamental. O cliente não vai ter paciência de ficar procurando o seu site oficial: muitas vezes, a compra é realizada pelo próprio Facebook, já que esse é o local no qual as pessoas mais passam o tempo procurando novidades na internet.

Originalmente postado em: Nuvem Shop

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