Você já percebeu que uma descrição bem detalhada de seus produtos, dá um ar característico mais limpo e desenvolvido? Sabia que isso pode dar suporte para suas vendas? Veja um exemplo.

Vamos supor que um cliente está procurando uma peça e encontrou a da sua marca, um produto bem específico, com todos os dados à disposição, com vídeos, imagens e etc… Porém, o consumidor gostaria de uma nova referência, algo mais específico sobre o produto e a marca.

pdf

Adicionando diversos conteúdos em PDF nas suas peças, pode ser um jeito de auxiliar o consumidor e poder mostrar um pouco mais sobre sua marca. Vamos te ensinar direitinho como realizar essa operação para seu produto ficar completo.

  1. Quais são as operações e requisitos

Antes de tudo, você precisa entender a diferença entre catálogo e manual do fabricante, veja a imagem abaixo explicando a disparidade dos dois arquivos:

diferencas

O catálogo geralmente é uma coisa mais ampla, um arquivo que abrange as informações de todos os produtos e da marca também, nele você pode encontrar um portfólio da fabricante, a fabricação da peça em evidência e suas tecnologias.

No manual do fabricante, a maioria desses arquivos possuem uma característica mais específica, nele você pode encontrar dados sobre uma peça só, informações de como instalar, dimensões e modo de funcionamento.

Vamos ver o exemplo de um produto no site do Canal da Peça:

catalogo-1monroe-2015

Repare que nós pegamos um produto qualquer, no caso um amortecedor da Monroe, e descemos a página até encontrar um ícone escrito “veja o manual”, você verá o catálogo de produtos da Monroe, dados sobre a marca, fabricação, novas tecnologias, entre outras coisas, o que evidencia que este arquivo é um catálogo.

manual-regulador-de-pressao1

Pegamos outro produto como exemplo, dessa vez um regulado de pressão da DS, descemos a página até encontrar um ícone escrito “veja o manual”. Acesse esse ícone e você verá o informativo técnico do regulador de pressão, que você pode encontrar o conceito dessa peça, o princípio, como testar e como utilizar, deixando claro que esse arquivo se trata de um manual do fabricante, bem mais técnico que o catálogo.

Requisitos:

Agora que você já sabe a diferença dos dois arquivos, podemos subi-los para que suas peças estejam bem instruídas. Primeiramente você irá precisar que seu catálogo esteja em PDF, ou seja, qualquer conteúdo necessita estar nesse formato:

exemplo-pdf

  1. Como enviar arquivos:

Enviar seus conteúdos em PDF é simples, primeiramente separe-os e deixe fácil o acesso, depois você vai enviar para a equipe de dados do Canal da Peça via Chatter. Veja o exemplo abaixo e aprenda:

1o

A princípio você deve entrar no seu Chatter e depois acessar seu grupo criado pela equipe do Canal da Peça. Repare que o processo deve ser iniciado clicando em “arquivo” e depois “carregar um arquivo do seu computador”, agora você deve selecionar seu catálogo em PDF, depois de carregado, coloque nos comentários um texto condicente com sua vontade, por exemplo “quero colocar esse catálogo em todos os produtos na minha marca”. Não esqueça de clicar em “compartilhar”, agora a equipe de dados irá receber esse arquivo e irá inserir em seus produtos.

2o

Caso você queira colocar outro catálogo em alguma categoria de peças, basta realizar esse processo de novo e identificar para nós qual categoria esse arquivo deve ser implementado, por exemplo “Colocar em todos os produtos da categoria filtro de ar”. Clique em “compartilhar” de novo e nós colocaremos seu catálogo em certa categoria.

3o

A adição de um manual do fabricante segue o mesmo sistema, você deve selecionar seu arquivo em PDF, carregar e depois escrever em qual peça esse manual deve ser inserido, por exemplo “Segue arquivo para adicionar ao produto FD7458”. Clique em “Compartilhar” e pronto, nossa equipe irá receber esse arquivo e seus produtos estarão da maneira correta.

A vantagem dessa operação, em suma, é ter um catálogo específico para que o consumidor tenha acesso a informação precisa, além de ele terá acesso a mais dados sobre sua empresa, sua marca e seus produtos.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para o Canal da Peça nos comentários, e para receber mais dicas de como usar a plataforma, continue acompanhando o Blog do CDP Web Services.

 

Comments

comments