Até certo tempo atrás, as ações de vendas eram baseadas única e exclusivamente no ponto de venda. Todas as peças de comunicação eram criadas para fomentar a ida do consumidor às lojas, onde ele era fidelizado. Aos poucos, o comércio eletrônico encurtou esse caminho e levou a loja até a casa do cliente, com todos seus produtos e facilidades de pagamento em apenas alguns cliques.

Mas o mais interessante da revolução digital é que mesmo para os empreendedores que se mantêm fieis às suas origens, as lojas físicas podem se beneficiar de seus efeitos. Mesmo os segmentos considerados mais “difíceis” por conta de suas particularidades ganham com as vantagens do mundo online. A integração é a palavra-chave para que isso aconteça, seja on ou offline. Curioso para saber como? Fique de olho para entender o porquê!

Integre o on e o offline na construção de imagem da marca

Todo e qualquer trabalho de construção de imagem passa hoje pela internet, pois é na esfera pública que as experiências de consumo e a interatividade com as experiências dos internautas acontecem e se propagam.

Utilize-se das mídias sociais para disseminar suas mensagens da loja física. Além das ferramentas tradicionais de marketing, você pode integrar à comunicação suas plataformas online.

Ofereça conteúdo que alavanque vendas

Empresas que não realizam vendas online, só nas lojas físicas, também podem tirar proveito das estratégias online para alavancar suas vendas. Isso porque o Marketing de Conteúdo pode atrair novos clientes e complementar o faturamento por meio de conteúdo interessante, seja em posts no Facebook, blogs ou vídeos no YouTube, por exemplo.

Todo este material vai complementar o que já é divulgado, mas de uma forma diferente, quase sempre mais criativa. Um cliente interessado em comprar peças e acessórios para carros, por exemplo, provavelmente vai gostar de assistir conteúdo relacionado a testes de durabilidade dos fabricantes ou dicas de especialistas em como fazer os seus terem uma vida útil maior ou mais segura.

Entretanto, a experiência contrária também existe. Lojas online que se deram tão bem no universo da internet que começaram a tomar forma real, como loja física. Tudo isso prova que a experiência do cliente ultrapassa fronteiras físicas ou virtuais. Independentemente do canal, a comunicação o atinge e ele reage.

Tenha um planejamento integrado para cada um dos canais

A estratégia para os canais de comunicação, seja qual for, precisa estar integrada e, de preferência, feita pela mesma pessoa. Não basta criar campanhas de marketing ou abastecer o mundo online de informações sobre a empresa. É preciso monitorar resultados para avaliar se o trabalho está gerando o efeito desejado.

Todos os meios devem ter mensagem unificada para não confundir o consumidor, bem como chamadas para que interajam fora de suas zonas de conforto para os offline estimular o mundo online e vice e versa. A empresa ganha por ter à disposição mais campos de trabalho e maior alcance entre o público-alvo.

E então, pronto para integrar o on e o offline e ter sucesso em suas estratégias de venda?

Imagem: Cia Websites

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