Calma, não se assuste com nome, essa planilha só irá te trazer benefícios, lucro e divulgação para sua marca, mas primeiro precisamos explicar como realizar essa ação que pode auxiliar no crescimento do seu empreendimento.

O fabricante costuma ter uma lista de produtos extensa, e para evitar a fadiga de incluir somente um produto no site do Canal da Peça, você pode incluir diversos produtos de uma vez, basta você acessar aqui para primeiro entender como funciona esse processo. Leu o texto já? Agora vamos explicar como você pode inserir diversos produtos através da planilha SKU.

Como funciona essa ação? Pois bem, é necessário que o fabricante tenha as informações de suas peças e coloque-as na planilha SKU. Depois disso, você precisa mandar esse arquivo para a equipe dados do Canal da Peça, especializada no ramo de autopeças, nós iremos processar essa informação da maneira ideal e logo em seguida inserir no site do Canal da Peça. Pois bem, vamos ver como realizar essa ação e você aumentar suas peças de maneira mais ágil.

  1. Como solicitar a planilha SKU

Antes de tudo você deve solicitar a planilha SKU para que você tenha o modelo padronizado em mãos. É necessário que você entre em contato com o time especializado do Canal da Peça, então é preciso mandar um e-mail para fabricantes@canaldapeca.com.br e explicar a sua solicitação ou você pode ligar para o número (11) 3149-5503. Depois de pedir, você receberá esse arquivo em excel:

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Prazer, essa é sua planilha SKU! Nessa imagem podemos ver o código da peça, o nome do produto, código da montadora, nomenclatura comum do Mercosul, descrição do produto, código de barras, dimensões do produto, características, especificações, garantia, cross reference e por fim, compatibilidade de veículos.

  1. Como preencher informações básicas

Vamos descobrir quais são os quesitos mínimos que devem ser preenchidos nessa planilha, dentre eles, podemos citar o:

– Código da Fabricante

– Nome do produto

– Dimensões.

Agora iremos visualizar como realizar o processo de complementação da planilha nesses quesitos:

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Nós vamos deixar primeiro a planilha somente com os requisitos básicos (que estão escritos em vermelho) e depois vamos colocar cinco exemplos para que você consiga identificar como preencher uma planilha SKU. Vamos explicar cada coluna para que você entenda melhor,

O que preencher:

– Código da peça (fabricante): Você deve colocar o código como é tratado comercialmente, caso tenha espaço ou ponto, deixe explícito, é importante que que o consumidor encontre o seu produto no Canal da Peça. Importante que você não deixe faltar nenhum caractere.

– Nome do produto: Você deve preencher com o nome comercial do produto, como filtro de ar, kit de embreagem, etc…. caso sua marca tenha uma família de produtos com modelos específicos, não se preocupe, insira o nome do produto junto com o modelo específico como (Slim, Premium, etc….). Não é necessário você colocar o modelo do veículo que a peça é compatível.

– Dimensões: Lembre-se que o cumprimento, a largura e a altura estão em centímetros, ou seja, você deve colocar o tamanho dele em “cm”, mesmo que esteja identificado em metros ou milímetros na peça. O peso tem o mesmo padrão, deve ser identificado apenas em quilos, faça a conversão caso o peso da peça esteja em outra unidade de medida.

  1. Como preencher informações complementares

Agora nós vamos entender quais são as informações complementares, dentre elas podemos citar:

– Código da montadora

– Nomenclatura comum no Mercosul (NCM)

– Descrição do produto

– Código de barras

– Características

– Especificações

– Garantia

– Cross Reference

Vamos exemplificar todos esses quesitos para que você entenda melhor, repare na imagem abaixo:

 

A planilha continua como foi enviada e vamos passando de coluna em coluna para que você entenda melhor como preencher as informações complementares:

            – O que preencher:

– Código da montadora: Nesse item você deve completar com o nome e o código da montadora onde se aplica o produto, você deve colocar a montadora e o código referente a essa montadora, casa tenha mais do que um quesito, coloque uma barra vertical e escreva também o outro código. Mesmo que o tenha dois códigos da mesma montadora é necessário que você repita a ação para que o sistema aceite esse caractere da planilha.

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– NCM: Esse quesito deve ser preenchido somente com números, não é possível que seja completado com qualquer tipo de letra. São oito dígitos somente com números.

preenchendo-ncm

– Descrição do produto: Na coluna “F”, você não precisa poupar palavras, é necessário que o fabricante escreva detalhadamente as informações mais relevantes que atribuem vantagem ao cliente, por exemplo: economia, tecnologia, performance, segurança, entre outros. Lembre-se que só será aceito textos com menos de 2000 caracteres. Essa descrição pode ser feita para diversos produtos da mesma categoria, então você não precisa escrever outro texto caso a peça seja da mesma família.

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– Código de barras: Esse quesito já é um fator comum na nossa sociedade, basta você colocar os números sem nenhum ponto, traço, nem nada, somente os caracteres numéricos.

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– Características: Não confunda esse quesito com a “Descrição do produto”, é necessário que preencher esse item com informações relevantes do tipo “Como usar”. Por exemplo, veja no GIF essa coluna representada com informações sobre a garantia, sobre troca, sobre peças que acompanham o produto. Não esqueça de colocar “Características: ” antes de escrever, existe mais do que uma? Então coloque a barra de espaço em vertical de novo e complete com outra característica.

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– Especificações: Na coluna “M”, você precisa preencher esse quesito apenas informações técnicas referentes ao produto, por exemplo: atributos, posição, lado, tipo. Não esqueça de colocar de novo a barra em vertical caso tenha mais do que uma especificação. Uma dica é que você coloque o maior número de informações relevantes para que seu consumidor tenha segurança no ato da compra.

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– Garantia: Nessa coluna você deve colocar a quantidade de tempo que o fabricante irá deixar a garantia ativa para o cliente, este campo é livre e você pode colocar tanto em dias, meses, anos ou até mesmo em quilometragem.

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– Cross reference: Essa coluna deve ser preenchida com peças similares de outros fabricantes do Canal da Peça, porém é necessário que você coloque o código da peça e a marca. Por exemplo, veja na coluna “O” que é possível encontrar o mesmo modelo do código da montadora, primeiro a fabricante, depois o código da peça, não esqueça de colocar a barra em vertical para mais do que uma opção.

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  1. Como preencher compatibilidade

Antes de preencher esse quesito, você deve entender que, em suma, essa função é necessária para mostrar ao consumidor, através de um texto livre, quais são os veículos que são compatíveis com a sua peça. 

Não confunda com aplicação, os dois querem mostrar em quais veículos servem o produto. Porém, a aplicação agrega um pouco mais de valor ao produto e o compatível um pouco menos, porém, continua mostrando quais veículos servem nesse produto. Não fique com dúvidas sobre esse quesito, acesse aqui e entenda sobre isso.

Agora para entender, a parte de compatibilidade deve ser preenchida na planilha SKU, a parte de aplicação deve ser preenchida na planilha aplicação. Pronto, agora vamos entender como completar esse quesito na planilha SKU.

– Compatibilidade de veículos: Esse item está na coluna “P” e pode-se ver que não é necessário preencher esse campo caso você já tenha completado a planilha aplicação. Enfim, esse item deve conter obrigatoriamente a montadora, o modelo e o ano do veículo. Caso seja necessário não esqueça de colocar a versão, motor, combustível ou outro fator. Siga o padrão do resto da planilha e coloque a barra vertical para separar mais que uma opção.

compatiilidade

Preenchido todos os quesitos da planilha? Agora todos os seus produtos já estão cadastrados no Canal da Peça e prontos para serem divulgados para o Brasil inteiro. Lembre-se de colocar o maior número de informações possíveis para que seus clientes não tenham dúvidas sobre o produto.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para o Canal da Peça nos comentários. E para receber mais dicas de como usar a plataforma, continue acompanhando o Blog do CDP Web Services.

 

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