Uma ferramenta de comunicação poderosa, que une as pessoas, cria um elo de relacionamento direto com o público-alvo e ainda cumpre o papel de marketing direto respeitoso, com a devida autorização do receptor. Engana-se quem pensa que estamos falando de uma nova forma de interação.

Enganam-se mais ainda aqueles que acreditam que o e-mail marketing está defasado. No mundo, há cerca de 3,5 bilhões de contas de e-mails, três vezes mais do que as contas de Facebook e Twitter somadas. Mais de 90% dos usuários da internet têm ao menos uma conta de e-mail.

Por esses e outros tantos motivos, quem trabalha no ramo automotivo não pode perder a oportunidade de mostrar seus produtos e promoções ao mercado ávido pelas novidades que, por exemplo, foram recentemente apresentadas no Salão do Automóvel de São Paulo.

Com o crescimento dos acessos à internet por dispositivos móveis (como tablets e smartphones), as oportunidades de vendas acompanham o ritmo. Por isso, aproveite nossas dicas e saiba como usar o e-mail marketing para vender mais online.

A escolha da base para envio

Passo fundamental é segmentar (idade, fidelidade, região, etc) quem deve receber a sua mensagem, o que permite direcionar com exatidão suas campanhas. A linha que divide a oferta bacana do spam é muito fina, portanto, a preocupação na hora de escolher o destinatário deve ser grande.

Somente envie para quem autorizou receber e procure ter uma base própria de e-mails — verdadeiro tesouro para quem trabalha com e-commerce.

Detalhes da criação

A palavra-chave nesta etapa é engajamento. Para isso, o e-mail deve prender a atenção do leitor já no título. Evite jargões batidos como “confira as ofertas”, “preços baixos” ou outros que podem cair direto na caixa de spam dos servidores.

O layout deve atender ao design responsivo, que é a adaptação à visualização por dispositivos variados (notebooks, celulares ou tablets). No caso de vendas de autopeças, é importante ter em mente que as fotos dos produtos devem ter destaques para que criem o desejo de compra, e o texto, preferencialmente, deve despertar o desejo no cliente para que ele tenha um carro mais seguro, confortável, esportivo ou outra característica que valorize seu bem, sempre mostrado em forma de benefício.

Envio e gerenciamento

Sempre envie de um endereço de contato da empresa e em quantidade moderada a fim de criar uma relação de confiança com o usuário, que pode ser estabelecida por meio de ofertas especiais para clientes fieis, descontos progressivos, ou outras ações específicas. O trabalho de marketing não termina quando o e-mail é enviado, apenas começa.

É preciso monitorar a taxa de abertura dos e-mails e verificar qual o melhor horário para envio nas próximas rodadas, bem como os tipos de campanha que geram melhor conversão. A plataforma de gerenciamento deve, ainda, ser capaz de emitir relatórios com dados detalhados.

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