academia

Você não quer que sua loja passe uma imagem ruim aos clientes não é mesmo? Devido a isso, vamos falar das composições dos produtos para você garantir todas as suas vendas sem nenhum problema.

Agora que você já subiu a sua planilha de estoque para fazer suas vendas, iremos explicar tudo e mais um pouco de como fazer sua produtividade aumentar e resolver todos os seus problemas diários. O Canal da Peça está aqui para te ajudar em qualquer situação.

Nós falaremos de duas situações normais para todo lojista do Canal da Peça, sendo elas:

  • Inseri a peça na planilha e não subiu para loja
  • A peça subiu com preço errado

A primeira situação pode acontecer que o código está certo, o nome do fabricante está certo, porém o sistema não reconhece o produto. A segunda, sucede de um erro simples, pois você pode subir o preço de uma peça unitária, porém ela é vendida em par na sua loja. Por exemplo: Você coloca o preço de cada disco de freio que você vende, porém, o consumidor só consegue comprar a peça em par, o que altera o preço.

  1. COMPOSIÇÕES

Vamos falar primeiro das composições, essa tabelinha aqui vai te ajudar bastante a entender:

tabela-composicaoEssas são as composições básicas para entrar no sistema de venda do Canal da Peça.

Nós já vimos também, que alguns lojistas colocam em suas planilhas outros tipos de composições, como metro, balde, litro, entre outros.

Caso você trabalhe com essas composições, você pode deixa-las como unitário ou em branco que o sistema já reconhece o código do fabricante e já vai subir a peça como unitário.

Então, fique ligado! Essa hipótese acontece muito e caso a sua peça não for nenhuma dessas quatro composições, o sistema não irá identificar.

  1. COMO FUNCIONAM ESSAS COMPOSIÇÕES?

Pois bem, agora vamos detalhar cada particularidade desses quatro itens que você precisa para preencher a planilha, são eles:

peca-unitariaUnitário: O próprio nome já simboliza o que é, o unitário condiz com uma peça só, que é vendida sozinha. Por exemplo: Um filtro de ar.peca-par

Par: Peça que é vendida em par, ou seja, duas vezes a unidade, então quando for assim, a coluna da planilha deve ser preenchida com “Par”. Por exemplo: Pastilha de freio é vendida em par.

peca-kitKit: O Kit, podemos dar o exemplo dessa imagem à esquerda. Nós temos a coifa, um batente, um prato e um coxim. Em suma, o kit é quando você vende várias peças diferentes reunidas. Por exemplo: Kit de amortecedor.peca-jogo

Jogo: Na nossa última composição, temos o jogo, que basicamente é um conjunto de peças vendidas relacionadas. Por exemplo: Na imagem à direita, vemos um jogo de velas, que é vendido na caixinha com quatro unidades. Para completar a planilha, é só preencher com jogo para vender essas quatro velas.

  1. CATEGORIAS E COMPOSIÇÕES

Neste momento, vamos analisar as categorias e composições que existem e daremos exemplos de como deve ser feito.

tabela-par-de-freio

Nessa tabela, por exemplo, temos tambor de freio, pastilhas de freio e disco de freio, junto com os fabricantes Fremax, Syl, Lonaflex e Hipper Freios. Provavelmente o lojista que trabalha com esses fabricantes já sabe da composição, caso você não saiba, essas são as composições corretas para os produtos, pois o fabricante já enviou para nós essa informação.

Você quer saber como ter essa informação?

planilha-categoria-e-composicao

Pois bem, aqui está um exemplo da planilha de categoria e composição que irá ajudar todos os lojistas do Brasil. Caso você não tenha, acione a equipe do Canal da Peça que nós iremos disponibilizar essa planilha para qualquer pessoa. Uma vez que o lojista tem essa planilha, você pode colocar a composição correta do seu produto para o sistema reconhecer corretamente.

  1. PRODUTO NÃO ENCONTRADO

Nosso próximo passo é identificar o produto não encontrado no sistema, e consequentemente, fora da loja. Um exemplo, é esta tabela abaixo:

tabela-exemplo

Você colocou tudo certo, tudo direitinho. Porém, o que está errado pode ser a composição. A tabela mostra uma pastilha da fabricante “Syl”, contudo, a composição enviada pelo lojista foi de jogo, mas o fabricante nos mandou que essa peça é vendida em par. Então, o sistema não fará essa combinação e o produto não será reconhecido. A mesma coisa acontece no exemplo subsequente, é um disco de freio? Então, você coloca par pois já a fabricante já nos informou que essa peça é vendida em par.

  1. COMO EVITAR ERROS

Vamos levar em conta a visão do consumidor para entender melhor essa parte de composição.

gif-discos

Esse é um exemplo de uma venda de discos de freio, pode perceber que todos os itens estão com a descrição como par, então o cliente da sua loja irá pensar que ele vai comprar o par, e o preço é do par e a unidade é referente ao par também. Por isso é importante a atenção redobrada no preço, caso o preço for de uma peça só, será uma venda errada.

O que podemos fazer para corrigir esses erros então?

1478711786-6

Este é outro exemplo de planilha que temos para ilustrar para vocês. O fabricante em questão, é a “Fremax”, é só disco de freio representado nessa ilustração. Então na última coluna, podemos ver que todos os produtos estão selecionados como “Par”, caso seja colocado como “Unitário”, o sistema não irá reconhecer e dará como produto não encontrado.

Outra coisa importantíssima é o preço, veja que na coluna selecionada, temos o custo de todos os produtos relacionados ao par. A mesma coisa acontece com o estoque, a quantidade de produtos é relacionada com o par. Então, por exemplo, você pode ter três pares de produtos para serem vendidos.

Uma dica que o Canal da Peça sugere para você, que tem o preço somente como unitário, multiplique seu preço por dois e venda a peça em par no site.

compra-peca-par

Essa imagem é outro exemplo da visão do consumidor, que irá comprar seu disco de freio e o preço já está relacionado ao par e não a cada unidade do disco de freio.

  1. COMO PREENCHER CORRETAMENTE A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS?

O modo de preenchimento da planilha é simples e prático, você precisa somente do conhecimento do seu estoque.

gif-planilha-de-estoque

Aqui temos a planilha de estoque padrão do Canal da Peça. Vemos que na coluna (H), temos a composição. As únicas que o sistema aceita (Unitário, Par, Kit e Jogo). Lembrando que caso você deixe tudo em branco, o produto que o sistema reconhecer como unitário, subirá para a loja, caso seja outra composição, o produto não será encontrado.

Sempre revise os produtos que são pares para ter certeza que o preço é referente ao par. Tudo certo? Então, pode subir para o site e começar a vender!

  1. A IMPORTÂNCIA DA COMPOSIÇÃO

A composição é significativa para o sistema reconhecer o produto e fazer a combinação do nome do fabricante, o código do fabricante e a composição. Caso tudo esteja certo, como o fabricante mandou para nós, o seu produto irá subir para a loja, o lojista evitará qualquer venda errada, principalmente com preço.

Todas as lojas venderão da mesma forma, não terá lojas vendendo preço unitário de um produto que é par e com certeza o cliente irá comprar com segurança.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para o Canal da Peça nos comentários. E para receber mais dicas de como usar a plataforma, continue acompanhando o Blog do CDP Web Services.

 

Deseja mais informações? Preencha os campos abaixo:

POSTS RELACIONADOS:

– A importância que o frete tem na decisão de compra

– Venda produtos que não estão à pronta entrega

– Divulgue o seu estoque e comece a vender

 

Comments

comments