Um profissional de marketing inteligente sabe que a prova social é uma das táticas de marketing mais eficazes para aliviar a mente de clientes ansiosos, e ter a prova social pode aumentar conversões na Web.

Nenhum website está completo sem alguma forma de prova social para aumentar a credibilidade de seus produtos ou serviços.

Clientes online já não mais vão diretamente para um site e fazem uma compra. Em vez disso, eles pesquisam, comparam as características e preços com outros e verificam a prova social, como análises e avaliações, para verificar se os outros estão felizes de usá-lo ou não, então, a partir daí, podem considerar a compra.

Então, é óbvio que colocar a prova social em um site é quase obrigatório e tem um grande impacto nas vendas!

1. Depoimento de clientes

Ninguém quer ser a primeira pessoa a saltar em um lago escuro. Se as pessoas veem que outros estão saltando, logo, isso irá fazer com que se sinta mais seguro sobre a segurança do lago.

Da mesma forma, quando as pessoas acessam o seu site para comprar seus produtos ou serviços, eles querem ver pessoas que usaram o seu produto e tiveram uma boa experiência.

Um estudo realizado pela VWO (Otimizador visual de websites) descobriu que a Wikijob aumentou a sua taxa de conversão em 34% apenas adicionando depoimentos de clientes.

Ainda, de acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, 92% das pessoas confiam em recomendações, e 70% das pessoas vão confiar em recomendações de pessoas que nem sequer conhecem.

É por isso que todas as grandes empresas estão usando depoimentos de clientes em seus sites.

Basta dar uma olhada na imagem abaixo da Long Tail Pro como eles estão usando depoimentos de clientes de forma eficaz em sua homepage.

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Outro exemplo é tirado da Unbounce, eles incluem de forma genial os depoimentos de clientes.

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Além disso, enquanto você adiciona os depoimentos em seu site tenha certeza que eles são reais e relevantes. Existem muitos sites usando falsos depoimentos como:

Uau produto surpreendente – Cris, EUA.

Acredite; o público é inteligente o suficiente para diferenciar entre depoimentos falsos e reais.

Certifique-se de incluir depoimentos reais com nomes completos e fotos de seus clientes e, se possível, com o nome da empresa.

2. Apoio de pessoas influentes

A aprovação por um especialista ou uma celebridade pode ter influência positiva no comportamento do consumidor.

Se seu público vê que especialistas do setor e celebridades compram de você, então eles não hesitarão em fazer o mesmo

O que as pessoas geralmente pensam é, se especialistas e celebridades ou grandes empresas estão satisfeitas com o produto ou serviço, então, ele deve ser bom para mim também.

Lembre-se, você não tem que encontrar uma estrela de cinema de Hollywood para ter um apoio influente. Você precisa encontrar influenciadores dentro do seu setor que usam seu produto ou serviço.

Por exemplo, se o seu produto é uma ferramenta de otimização de conversão, então você precisa buscar os melhores especialistas CRO para obter apoio.

Se a celebridade é incompatível, pode fazer com que a empresa pareça confusa com sua própria identidade. Isso pode fazer a empresa perder confiança.

Buzzsumo usa esta técnica perfeitamente. Elas foram aprovadas pelos especialistas da indústria.

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3. Menções na Mídia

Ser destaque em publicações de mídia ou imprensa popular é, inegavelmente, uma conquista e vale a pena deixar o seu público a par disso.

Ter esses grandes nomes em seu site irá dar muita credibilidade à sua marca. Deixe-me fazer-lhe uma pergunta simples aqui:

Você tomaria uma recomendação de um escritor que acabou de escrever alguns artigos ou um escritor que escreveu alguns artigos e tem sido destaque no Business Insider, Entrepreneur e LifeHacker?

É claro de quem tem sido destaque em algum lugar, certo?

Da mesma forma, se o seu produto ou marca já foi mencionado em revistas, comentários, segmentos de TV ou entrevistas em Podcasts, então você está quilômetros à frente de seus concorrentes e as pessoas vão confiar mais em você.

Aqui está um exemplo claro retirado do adpushup.

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4. Mostrando o número de usuários

Mostrar quantas pessoas já usaram ou baixaram seu produto ou serviço é uma outra forma de prova social.

Ao mostrar às pessoas a sua base de clientes, está por fim, dizendo-lhes que já serviu para um grande número de pessoas e que será bom para eles também. É como quando o McDonald’s mostra elementos como por exemplo “bilhões e bilhões atendidos”.

O que eles estavam tentando fazer as pessoas entenderem, eles já atenderam mais de um bilhão então por que não você também?

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Da mesma forma, A Basecamp faz um excelente trabalho aqui. Eles estão mostrando “Apenas na semana passada, 7.688 empresas aderiram ao Basecamp 3!”

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Lembre-se, esta prova social só irá funcionar se você tiver um número impressionante de usuários. Se o seu número de usuário ainda não é o suficiente, então você não deve usar essa prova social caso contrário ele pode funcionar de forma negativa.

5. Classificações de Produtos e Críticas

Avaliações de produto e críticas são um formato incrivelmente importante da prova social para as empresas de e-commerce, como muitos clientes em potencial vão julgar o seu produto com base nisto.

Não é nenhum segredo que ter classificações e críticas em sua página de produtos pode aumentar as taxas de conversão.

Em uma experiência realizada com Figleaves.com, verificou-se que os produtos com avaliações tinham uma taxa de conversão 12,5% mais elevada do que aqueles que não tinham. Além disso, os produtos com mais de 20 comentários tiveram conversão 83,85% maior do que esses produtos sem comentários.

Amazon é um exemplo perfeito do quanto são poderosos o impacto de avaliações e críticas de produtos. Eles sabem que quando você vê centenas ou milhares de pessoas dizendo que algo é bom, então você está mais propenso a comprá-lo.

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As pessoas nem sequer sabem quem são estes usuários, mas ter essa prova social pode ser o fator decisivo de onde eles irão gastar dinheiro.

6. Estudos de Caso

Os estudos de caso são muito poderosos quando você faz valer os seus produtos ou quando seus serviços estão ajudando as pessoas. Eles podem servir a dois propósitos.

Em primeiro lugar, eles mostram que outras pessoas estão usando seu produto ou serviço que fornece prova social.

Em segundo lugar, eles também fornecem mais ideias sobre como usar seu produto para obter um melhor rendimento.

Quando você cria os estudos de caso, você deve fornecer dados reais. Você precisa se certificar de que eles são explicativos e informativos com bons gráficos para torná-lo visualmente atraente para que as pessoas leiam e apliquem para atingir o mesmo resultado.

Por exemplo, se o seu produto ajuda as empresas a aumentar suas taxas de conversão, então certifique-se de explicar como suas taxas de conversão foram antes de usar seu produto e como a taxa de conversão ficaram depois de usar o produto.

No Visual Website Optimizer, eles têm uma seção de estudo de caso dedicado onde destacam as histórias de sucesso de seus clientes.

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7. Utilize o Marketing FOMO

FOMO (Fear of Missing Out. Em tradução livre: Medo de ficar por fora) é um técnica de marketing amplamente utilizada em negócios e-commerce. Este conceito, basicamente, diz que as pessoas vão se sentir arrependidas se não aceitar a sua oferta.

As pessoas são mais fáceis de se converter quando se sentem como se estivessem à beira de perder um bom negócio.

Vamos dar uma olhada na imagem abaixo do ebay. O produto é um laptop Dell e eles têm o último item a venda, que é marcada com fonte de cor vermelha, bem como também em uma etiqueta vermelha.

Quando as pessoas observam apenas a última peça e 87 laptops já vendidos, então há uma grande possibilidade de que eles queiram comprar o último. Porque, 87 pessoas não podem estar insatisfeitas.

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8. Adicionando Selos de Confiança

Outra oportunidade para aumentar as conversões envolve a adição de selos de confiança em um site. As pessoas só vão comprar o produto ou serviço de um site, se eles transmitirem confiança.

Selos de confiança podem ajudar a ganhar credibilidade dos visitantes. Eles tranquilizam os visitantes do site de que suas informações pessoais que estão com a empresa estarão em segurança.

A Blue Fountain Media fez um teste, e por adicionarem um selo de confiança da Verisign eles aumentaram a sua taxa de conversão em 42%.

Há muitos selos de confiança que você pode adicionar em seu site, tais como Norton, Hacker Safe, McAfee, Better Business Bureau, etc.

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Uma pesquisa do Instituto Baymard revelou quais selos de confiança os clientes mais confiam. Eles descobriram que a Norton liderou o ranking seguido pela McAfee.

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9. Certificações e Prêmios

Se a sua empresa já recebeu quaisquer certificados ou prêmios, você deve mostrar essa informação em seu site.

Quando os visitantes visualizarem que a sua empresa é certificada ou ganhou algum prêmio, logo eles geralmente acreditam que sua empresa é boa e você será capaz de cumprir as exigências deles.

Por exemplo, a Pagetraffic, uma empresa premiada de pesquisa do ramo do marketing destaca os prêmios que recebeu em sua página inicial:

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10. Exiba o Logotipo de Parceiros

Se você tiver parceiros filiados ou se seu produto ou serviço integra com serviços de terceiros, então uma das melhores provas sociais que você pode ter em seu site é adicionar os logotipos de seus parceiros.

Ela vai aumentar a confiança de seus visitantes, porque outros optaram por trabalhar em conjunto com você.

Se você é uma empresa startup, as pessoas podem não reconhecer ou confiar em você, mas ter a parceria com grandes marcas e adicionar o logotipo no seu site irá gerar credibilidade à sua plataforma.

Depois de ter observado esses logotipos em seu site as pessoas vão pensar, se as grandes empresas podem trabalhar com você, por que nós também não? Assim, acrescentar parceiros é uma das maneiras mais fáceis para emprestar credibilidade social.

A Southampton Computadores fez um grande trabalho aqui. Eles mostraram todos os logotipos de grandes parceiros em seu site.

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11. Popularidade na Mídia Social

Botões de compartilhamento que mostram o número de seguidores, fãs, compartilhamentos ou quaisquer outras estatísticas importantes são uma ótima forma de prova social.

Quando o seu público ver que seu site tem um monte de fãs e seguidores eles vão confiar mais em você. Informando esses números realmente irá leva-lo a ter mais conversões.

O que fazemos normalmente nas redes sociais, se encontramos algo realmente eficaz e interessante, é seguir ou darmos um “like” a eles.

Assim, tendo um grande número de fãs e seguidores significa que as pessoas acham seu produto ou sua empresa eficiente e útil.

Lembre-se, se você tem uma quantidade muito pequena de fãs e seguidores, então não os exiba em seu site, uma vez que podem funcionar de forma negativa. Apenas exiba o número de fãs e seguidores quando chegar a um número razoável.

A Hubspot mostra as estatísticas de mídia social em seu site, porque eles têm um grande número de amigos e seguidores.

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12. Comentários nas Redes Sociais

Uma prova social mais eficaz que você pode incorporar em seu site é mostrando o que as pessoas estão dizendo sobre você no Twitter, Facebook, Instagram, e outras plataformas de mídia social.

Mas, não basta mostrar qualquer tweet ou mensagem que mencione você. Antes de adicionar se certificar de que destaca a sua marca e inspira o que você quer que aconteça em seu site.

Além disso, se você pode obter tweets de influenciadores sobre a sua empresa, acrescente esses tweets e terá uma confiança extra em seu site.

Por exemplo, A Instapage reuniu alguns dos tweets mais amorosos recebidos de seus usuários e mostrou eles na sua página inicial:

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13. Classifique-se Melhor nas Buscas

Seja qual for o seu setor de atividade, ser altamente classificado nos motores de busca é, na verdade, uma outra maneira de ter uma estratégia orientada para a prova social.

O conceito aqui é que, se você tiver uma classificação alta nas buscas as pessoas vão automaticamente acreditar que você tem bastante credibilidade e força para chegar lá. Isso também prova que você já está no negócio por um certo período de tempo.

Acima de tudo, estando melhor classificado nas buscas, maior será a movimentação no seu comércio. Mais tráfego, por fim, traz para você mais conversões.

Por exemplo, se quisermos comprar algo pela internet o que normalmente fazemos? Nós verificamos os 4-5 melhores resultados na pesquisa e escolhemos um da lista para comprar, porque naturalmente pensamos que eles são bons e confiáveis e é por isso que tem uma melhor classificação nas buscas.

14. Sinais de Direção

Outro tipo de prova social que você pode usar em seu site é chamado de Sinais de Direção para mexer com a atenção o seu público para o elemento mais importante (isto é, a sua chamada para botão de ação ou algum formulário).

Quando não sabemos para onde olhar, olhamos naturalmente onde os outros estão olhando. É da natureza humana.

Se você quer que as pessoas tomem uma ação específica em seu site, deve darlhes um par de olhos ou uma seta para fazer seus visitantes entender o que você quer que eles façam.

Se você puder usar um rosto familiar (por exemplo, especialistas, celebridades) que seu público conhece e que vai ter mais uma prova social do que uma mera foto

Chemistry.com usa uma imagem de mulher olhando para um formulário afim de mexer com a atenção do visitante para ele.

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15. Recomendações de Amigos e Parentes

Nós quase sempre confiamos inteiramente em recomendações de amigos e parentes.

As pessoas geralmente confiam em seus amigos e parentes mais do que em recomendações de especialistas, comentários, e claro, mais do que em um anúncio pago.

Segundo a Nielsen, 84% das pessoas dizem que confiam completamente em recomendações de pessoas que eles conhecem.

A maneira mais fácil de tirar vantagem disso é pedir referências, geralmente com algum tipo de incentivo em troca.

O Dropbox toma claramente vantagem desta técnica oferecendo mais espaço livre para cada novo usuário que você atrair para se inscrever.

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16. Exibindo a Logo de Clientes

Uma das melhores maneiras de provar ao mundo que a sua empresa é confiável e tem credibilidade é através da incorporação de logotipos do cliente em seu site.

Isso indica claramente que você já serviu bem algumas pessoas ou empresas e você também pode fazer o mesmo para os novos usuários.

Mas, não basta adicionar os logotipos de qualquer cliente- não deve apenas ser qualquer cliente da lista. Você pode ter uma enorme base de clientes. Certifique-se que apresente os logos mais bem conhecidos e reconhecidos, mostrar esses logotipos em seu site irá dar sinal para o seu público-alvo de que vale a pena investir em você

Uma coisa que você não deve esquecer, é ter a permissão de seus clientes antes de exibir seus logotipos em seu site. Isto não só irá provar que você respeita a marca deles, mas também irá fazê-los se sentirem importantes sendo seu cliente.

Buzzsumo não só exibe os logotipos de empresas bem conhecidas que estão usando-os, mas também posiciona próximo do botão de chamada de ação para convencer as pessoas a experimentá-los. Estas empresas famosas usando Buzzsumo devem significar alguma coisa para o seu público.

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17. Reguladores como Prova Social

Apresentando as informações de órgãos reguladores em um site é um outro tipo de prova social. Isso vai particularmente ajudá-lo a ganhar a confiança de visitantes pois você está sendo monitorado por esses órgãos de regulação.

Por exemplo, se você ir para a página inicial da credio.co.uk, um site popular de empréstimos a curto prazo no Reino Unido, você pode ver na parte inferior do site o Número de Registro, Número de Licença de Crédito ao Consumidor e Número de Licença de Dados de Proteção.

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Neste caso, eles são juridicamente obrigados a ter esses números antes de iniciar as atividades, e mostrar esse tipo de informação em um site, especialmente quando você está pensando sobre confiança, trará um longo período de conversão de novos clientes.

Ponto de partida

A parte interessante sobre o uso de prova social no website não exige muito esforço para ser colocado em prática, e certamente pouco investimento em termos de dinheiro.

Espero que depois de ler este post, você tenha o conceito completo de como usar a prova social para impulsionar as conversões do seu site. Não se esqueça de acompanhar as taxas de conversão antes e após a aplicação da prova social para ver o que funciona melhor para você.

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