Em termos simples, marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica. Marketing digital se difere do marketing tradicional na forma que o primeiro envolve o uso de canais e métodos que permitem uma organização analisar campanhas de marketing e entender o que está funcionando e o que não está – geralmente em tempo real.

Marketing digital monitora o que está sendo visto, por quantas vezes e por quanto tempo, as conversões de venda, quais conteúdos funcionam e não funcionam e etc. Enquanto a internet é, talvez, o canal mais associado ao marketing digital, também se pode incluir outros como mensagens SMS, mensagens instantâneas, aplicativos mobile, podcasts, outdoors eletrônicos, canais digitais de televisão e rádio e etc.

 

Por Que o Marketing Digital é importante?

A mídia digital é tão difundida que os consumidores têm acesso às informações a qualquer momento e em qualquer lugar que quiserem. Já se foram os dias em que as pessoas sabiam sobre os seus produtos ou serviços somente o que você queria. A mídia digital é uma fonte crescente de entretenimento, notícias e interação social, e os consumidores estão expostos não apenas ao o que a sua empresa diz sobre a sua marca, mas o que a mídia, amigos, parentes, colegas e etc. também estão dizendo. E as pessoas são mais propensas a acreditar nestas outras pessoas/fontes do que em você. As pessoas querem marcas em que podem confiar, empresas que as conhecem, comunicações personalizadas e que ofereça um serviço/produto de acordo com suas necessidades e preferências.

 

Gerenciar Relacionamentos com Clientes em Todos os Canais

O marketing digital e os seus canais associados são importantes – mas sem ignorar o restante. Não é o bastante apenas conhecer os seus clientes, você deve conhecê-los melhor do que ninguém, de forma que você possa se comunicar com eles onde, quando e da maneira que eles estão mais receptivos à sua mensagem. Para fazer isso, você precisa de uma visão consolidada das preferências e expectativas dos clientes em todos os canais – web, redes sociais, celulares, mala direta, ponto de venda e etc. Os marketeiros podem usar toda esta informação para criar e antecipar experiências coordenadas e consistentes dos clientes, o que os moverá ao longo do ciclo de compra. Quanto mais profunda a sua visão sobre o comportamento e preferências do cliente, é mais provável que você consiga envolve-lo em interações lucrativas.

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Desafios enfrentados pelos profissionais de marketing digital

  • Proliferação de canais digitais. Os consumidores usam diversos canais digitais e uma variedade de dispositivos que usam diferentes protocolos, especificações e interfaces – e eles interagem com estes dispositivos de maneiras diferentes e com intuitos diferentes.
  • Intensificação da concorrência. Canais digitais são relativamente baratos em comparação com a mídia tradicional, fazendo com que eles estejam ao alcance de praticamente todas as empresas de todos os tamanhos. Como resultado, está muito mais difícil captar a atenção dos consumidores.
  • Crescimento explosivo do volume de dados. Os consumidores deixam para trás um enorme rastro de dados nos canais digitais. É extremamente difícil lidar com todos os dados, assim como encontrar os dados certos dentro desta enorme quantidade de dados para te ajudar a tomar as decisões corretas.

 

Três Chaves para o Sucesso do Marketing Digital

Então, o que é preciso para realizar o marketing digital corretamente? Abaixo estão três chaves para o sucesso do marketing digital

Gerencie relacionamentos complexos com os clientes através de vários canais – digitais e tradicionais.

Responda e inicie interações dinâmicas com os clientes.

Utilize a big data para tomar melhores decisões mais rapidamente.

Quer que sua marca ou varejo seja a primeira na cabeça dos consumidores? Então acompanhe o Canal da Peça Web Services, para saber como estar presente no mundo digital. 

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