Você provavelmente já ouviu falar do termo “SEO negativo”. Mas o que ele realmente significa e como pode afetar você? Como saber se você está sendo alvo de técnicas de SEO negativo? O que você pode fazer para evitá-lo? Fizemos este artigo para responder a todas as suas perguntas sobre SEO negativo para que você possa evitá-lo da forma correta.

SEO negativo: O que é?

SEO negativo é quando alguém, geralmente um concorrente, tenta intencionalmente diminuir a classificação do seu site nos mecanismos de busca. Isto pode ser feito de diversas maneiras, mas o método mais comum é utilizar técnicas baseadas em links.

Muitas pessoas não estão conscientes sobre este problema, pois pensam que é algo que não funciona. Mas não se deixe enganar. SEO negativo é um problema real e quanto antes você aprender sobre ele mais rápido você poderá tomar algumas medidas para se proteger.

O que o google diz sobre isso?

De acordo com John Mueller, o Google se esforça para evitar que o SEO negativo afete os sites. A equipe responsável tem trabalhado para desenvolver algoritmos que reconheçam os ataques ao SEO dos sites antes mesmo de acontecerem. Quando ocorrem problemas, o Google tenta analisar se os links foram criados artificialmente por um concorrente.

Mueller também afirma que o Google tenta garantir que problemas gerados por links de terceiros não afetem os rankings de busca. Ao mesmo tempo, pode haver casos isolados em que os sites recebem ataques massivos de spam de links artificiais apesar da rejeição de links e das medidas preventivas. Ele também relata que há um esforço contínuo para atualizar o algoritmo e minimizar o SEO negativo.

Segundo Matt Cutts, engenheiro de software do Google, disse que o algoritmo tem melhorado em determinar a qualidade dos backlinks que um site recebe. Ele acredita fortemente que isso não deve ser um problema para a maioria das pessoas.

Aqueles que enfrentam tais problemas podem simplesmente rejeitar os links ruins. Esta ferramenta permite adicionar links específicos para que o Google os ignore. Mesmo com todos esses esforços, o SEO negativo pode realmente prejudicar a classificação do seu site se não for tratado adequadamente.

O que poderia ser SEO negativo?

Como saber se o seu site está sendo alvo de SEO negativo? Vamos analisar alguns dos maiores sinais para os quais você deve ficar atento:

  • Uma quantidade significativa de links de outros blogs que não fazem sentido;
  • Links provenientes de sites irrelevantes;
  • Links apresentados em sites com conteúdo raso, ruim e duplicado;
  • Links de fóruns estrangeiros com o uso excessivo de textos âncoras;
  • Links de sites com diretórios de baixa qualidade ou sites de espelho de IP;
  • Um fluxo repentino de links de sites de jogos de azar, sites pornográficos e sites de empréstimo;
  • Muitos links provenientes de domínios superiores que terminam com .cz, .ru, .biz, .com.ar, .info, .cn, .ro, .bg, e .pl. Lembre-se que nem todos estes links são artificiais, mas fique atento para um aumento dramático de links destes sites;
  • Um número significativo de links com palavras-chave ancoradas de diversas fontes diferentes.

Ferramentas para monitoramento de SEO negativo

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Felizmente, há diversas ferramentas diferentes que podem efetivamente ajudá-lo a monitorar o SEO negativo. Elas estarão atentas aos sinais de problemas e irão te avisar sobre o que é necessário para se proteger destas ameaças. Vamos analisar algumas delas:

  • Google Webmaster Tools – Uma das ferramentas mais populares e quase que obrigatória para qualquer site é o Google Webmaster. Esta ferramenta permite que você se inscreva para receber alertas por e-mail para notificá-lo de sinais de malware em seu site. Ele também irá alertá-lo sobre qualquer atividade suspeita e penalidades de links.
  • CognitiveSEO – Com a ajuda do CognitiveSEO, você pode facilmente identificar links ruins no perfil de backlink do seu site. Após isso, você pode tomar as medidas necessárias para remover ou negar os links.
  • Alertas do Google – Mesmo que o se seu site não esteja sofrendo ataques, ainda é uma boa ideia monitorar a sua reputação online. Eu aconselho o uso do Google Alerts para receber avisos de qualquer menção sobre a sua marca na internet.
  • Monitor Backlinks – Usando esta ferramenta você pode acompanhar quaisquer novos backlinks que o seu site esteja recebendo. O Monitor Backlinks também fornece relatórios sobre quaisquer alterações no status dos backlinks, possibilitando que você possa tomar medidas a tempo, se necessárias.
  • Authority Labs – o SEO negativo tem um impacto prejudicial sobre a visibilidade. Você pode usar o Authority Labs para verificar mudanças na sua classificação de palavras-chave. Em seguida, você deve investigar a razão por trás dessa mudança e resolver os eventuais problemas ainda em uma fase precoce.

 

O que fazer quando você for alvo de SEO negativo

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Você deve ficar atento, efetuar o monitoramento do seu perfil de link e mantê-lo limpo, mas se você for alvo de uma ação manual, existem diversas maneiras de resolver isso. Às vezes, você também pode descobrir que alguém está enviando links ruins para o seu site utilizando o Google Webmaster Tool ou alguma outra ferramenta para análise de links. Abaixo, disponibilizamos algumas medidas simples para te ajudar a resolver este problema:

  • Entre em contato com os sites – a melhor forma de resolver isso é entrando em contato diretamente com os sites que estão enviando os links ruins para você. Simplesmente pergunte a eles educadamente para remover esses links. É recomendável manter um registro de todas as tentativas de contato que você fez em uma planilha.
  • Rejeitar links ruins – a fermenta do Google, Disavow Tool, permite que você rejeite os links ruins do seu perfil quando você for incapaz de removê-los. Desta forma, você também notifica o Google sobre os links que ele não deve considerar ao avaliar o seu ranking.
  • Descubra a razão – se os links ruins continuarem surgindo, você deve tentar verificar com o site o motivo da criação destes links. Quando há uma atividade suspeita acontecendo, você pode relatá-la ao Google e colocar um fim a isso.

Um estudo de caso impressionante sobre SEO negativo sem links

Um estudo de caso revelou que nem todos os problemas de SEO negativo envolvem backlinks. Em alguns casos, pode ser utilizado um rastreamento pesado, o que irá sobrecarregar o servidor do seu site. Os sites dos concorrentes usam diferentes IPs para deixar os servidores dos clientes mais devagar, o que resulta em problemas de desempenho do site.

Em outro caso, foi realizado SEO negativo através de experiências de usuário terríveis. O site em questão sofreu ataques de cliques dos termos relacionados à sua marca e das principais palavras-chave. Era como se um bot de CTR (taxa de clique) estivesse sendo usado para pesquisar pelos termos antes de clicar nos resultados de outros sites. Isto causou uma diminuição da classificação do site no Google.

Estudo de caso provando o efeito do SEO negativo

Os efeitos do SEO negativo podem ser claramente vistos em vários sites reais. Por exemplo, um site do WordPress de podcast chamado wpbacon.com estava tendo vários links ruins de sites adultos como porn movie (20%) e pornmovie-wpbacon.com (12%). Em pouco menos de 10 dias, o site caiu mais de 50 pontos em relação à maioria de suas principais palavras-chave.

Conclusão

No geral, o Google realmente se esforça para combater o SEO negativo. No entanto, há pessoas que ainda encontram brechas no algoritmo. Essas pessoas utilizam essas brechas para diminuir a classificação dos sites de seus concorrentes e, consequentemente, para melhorar a classificação de seus próprios sites através do SEO orgânico. Se você está sendo alvo de um ataque de SEO negativo, siga os passos mencionados acima para identificar e resolver o problema.

Texto originalmente postado em: Pole Position Marketing

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