A chamada Web 2.0 permitiu uma nova abordagem de relacionamento com o consumidor graças ao poder e consolidação das mídias digitais. No caso do mercado acirrado de venda de peças online é preciso ter um planejamento claro de como a empresa vai atender seu cliente de forma diferenciada da concorrência.

Como auxílio ao gestor nessa nova realidade, o plano de marketing digital vai nortear você em seus investimentos de marketing, medindo o sucesso das campanhas de vendas e garantindo que não haja desperdício do valor investido.

Em outras palavras, é como se ele fosse um manual de negócios com o passo a passo para se alcançar as metas de vendas sem a necessidade de começar as ações do zero. Todos os objetivos comerciais em relação aos produtos e imagem da marca devem estar nele, assim como as estratégias a longo prazo.

Apresentamos abaixo as principais etapas de um plano de marketing a serem desenvolvidas pelo seu e-commerce. Confira!

Crie seu objetivo digital

Agregar valor à marca, criar um canal de comunicação com os clientes ou focar no pós-venda? Cada caso tem suas particularidades. Alguns e-commerces querem um engajamento maior de seus consumidores, enquanto outros desejam se tornar mais conhecidos. Outros ainda querem se reposicionar no mercado.

Tenha um objetivo digital em mente para traçar as ações de venda de peças online: o que quer, aonde quer chegar, quem o executará e outros detalhes, até atingir as metas com planejamento de como chegará lá. Feito isso, crie um cronograma com os prazos de cada etapa.

Observe

Se você já conhece seu público-alvo, observe como ele se comporta nas redes sociais com o auxílio de uma pesquisa de mercado. Assim você aprende um pouco mais sobre os interesses de seu público, sobre o que ele conversa e o que busca, e fica mais fácil fazer um plano de marketing realista. Monitore também o que faz a concorrência e de que maneira atendem os clientes. Blogs e sites devem estar em sua lista de acessos diários para o trabalho.

Execute o plano de marketing de forma satisfatória

Você vai precisar executar suas estratégias traçadas no plano de marketing e monitorar os locais da web onde a presença do seu negócio está estabelecida. Não minimize os efeitos desta etapa, pois a definição do conteúdo ou mensagem é o “coração” da estratégia digital.

Colocar em prática apenas algumas das estratégias traçadas, ou não seguir as metas à risca, é correr o risco de sua estratégia não funcionar. Por isso, defina os índices de performance de cada canal e analise os relatórios e outras métricas de eficácia da estratégia digital.

Monitore com agilidade

De nada adianta ter um bom plano de marketing se não há monitoramento das ações. Uma das principais características da internet é a agilidade e, para quem vende peças online, faz-se necessário usar as redes sociais como canal de atendimento dos clientes.

Possíveis reclamações sobre a entrega de pedidos, ou sobre o uso do produto que não tenham uma resposta da empresa pode causar danos à imagem, especialmente se quem reclama for um influenciador em seu grupo social.

O pós-venda deve estar alinhado às estratégias digitais para garantir a agilidade das respostas, criando uma imagem positiva da empresa. Monitorar é a palavra de ordem no mundo digital.

Quer que sua marca ou varejo seja a primeira na cabeça dos consumidores? Então acompanhe o  Canal da Peça Web Services, para saber como estar presente no mundo digital.

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