Em termos simplistas, marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica.

Marketing digital difere do marketing tradicional na medida em que envolve o uso de canais e métodos que permitem uma organização para analisar as campanhas de marketing e entender o que está funcionando e o que não está – geralmente em tempo real.

O marketing digital monitora diversos pontos para uma campanha efetiva como o que está sendo visto, quantas vezes e por quanto tempo, as vendas convertidas, o funcionamento de uma tática, etc.

Enquanto a Internet é o canal mais intimamente associado com marketing digital, outros meios também podem ser usados, incluindo mensagens de texto, aplicativos móveis, podcasts, painéis eletrônicos, canais de televisão e rádio digitais, etc.

Por que Marketing Digital é importante?

A mídia digital é tão difundida que os consumidores têm acesso a informações a qualquer momento e em qualquer lugar. Estamos distantes do dia em que as mensagens sobre seus produtos ou serviços vinham apenas de você e era apenas construída com o que você queria que as pessoas soubessem.

A mídia digital é uma fonte crescente de entretenimento, notícias, compras e interação social, e os consumidores estão agora expostos não só ao que sua empresa diz sobre a sua marca, mas o que a mídia, amigos, parentes, colegas, etc., estão dizendo também.

E eles são mais propensos a acreditar neles do que você. As pessoas querem marcas que podem confiar, as empresas que os conhecem, comunicações que são personalizadas e relevantes e ofertas adaptadas às suas necessidades e preferências.

Gerenciar relacionamentos com clientes em todos os canais

Marketing digital e seus canais associados são importantes – mas não exclui todo o restante. Não é suficiente apenas conhecer seus clientes; você deve conhecê-los melhor do que ninguém para que você possa se comunicar com eles onde, quando e como eles são mais receptivos à sua mensagem.

Para fazer isso, você precisa de uma visão consolidada das preferências e expectativas dos clientes em todos os canais – Web, redes sociais, celulares, mala direta, ponto de venda, etc.

Quanto mais profunda a sua visão sobre o comportamento do cliente e preferências, o mais provável que você os envolver nas interações lucrativas.

Desafios enfrentados pelos profissionais de marketing digital

Proliferação de canais digitais. Os consumidores usam múltiplos canais digitais e uma variedade de dispositivos que usam diferentes protocolos, especificações e interfaces. E eles interagem com os dispositivos de maneiras diferentes e para diferentes fins.

A intensificação da concorrência

Canais digitais são relativamente baratos em comparação com a mídia tradicional, por isso se tornaram uma ferramenta acessível a, praticamente, todas as empresas independente do porte. Como resultado, está se tornando muito mais difícil de captar a atenção dos consumidores através dos canais digitais.

Três Chaves para o Sucesso Marketing Digital

Então, o que é preciso fazer para realizar marketing digital? Aqui estão três chaves para o sucesso de marketing digital:

  1. Gerenciar relacionamentos com clientes complexos através de uma variedade de canais – tanto digital como tradicional.
  2. Responder e iniciar interações com os clientes mais dinâmicos.
  3. Extrair valor a partir de dados para tomar melhores decisões mais rapidamente.

Fonte: SAS

 

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