A presença digital é essencial, pois é através dos grandes canais de mídia online que é possível estabelecer uma relação de mão dupla, onde o consumidor pode se comunicar com a empresa de forma aberta, expondo os seus problemas, bem como queixas e dúvidas.

Esta realidade em que vivemos é positiva para ambas as partes se você souber usar os recursos e as oportunidades que os meios digitais oferecem. Para as empresas que ainda pensam que o relacionamento com o cliente termina no momento da venda, está na hora de se atualizar.

No entanto, as empresas estão sujeitas a possíveis problemas, independentemente do tamanho e da experiência, precisamente por causa da facilidade que as pessoas têm em se comunicar, graças à internet. Ao contrário de antigamente, onde uma experiência negativa com um cliente era praticamente um adeus, hoje é uma oportunidade para reverter a situação e transformar uma impressão negativa em uma impressão muito positiva. Um cliente insatisfeito que foi ouvido e bem atendido pela empresa pode ajudar a melhorar a imagem da sua marca mais do que muitos clientes satisfeitos.

Uma boa tática para fortalecer o relacionamento da empresa com seus clientes é o envio de e-mail marketing. O e-mail é uma forma de contato mais pessoal, pois você pode tratar os consumidores com exclusividade, o que é algo sempre muito positivo e que os faz se sentirem especiais. Ganhar um cliente é sempre difícil. Hoje a sua marca pode oferecer o melhor valor, no entanto, em poucos meses, o cenário pode mudar completamente.

Enviar um e-mail com um bônus exclusivo, por exemplo, pode ser uma grande chance de atrair um cliente que estava insatisfeito por causa de um simples atraso ou quaisquer erros que possam ter ocorrido na compra. Portanto, além do cliente se sentir valorizado, ainda há uma chance de realizar uma nova compra. Tente atender as suas necessidades e as possibilidades que a ferramenta te fornece com e-mail marketing e uma boa estratégia de comunicação e você terá resultados surpreendentes.

Como você deve saber, relacionamento com o cliente não é fácil e nem há uma fórmula pronta para isso, mas são as ações no dia-a-dia que realmente dão resultado! Faça parte da vida dos seus clientes!

É essencial ter um conjunto completo de medidas para sempre atender os clientes da melhor maneira possível. Produtos e serviços para competir por eles sempre vão existir, mas como fazê-los especiais? Transforme o ato de compra em uma experiência positiva para o cliente.

Texto originalmente postado em inglês no: Email Manager

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