Um dos maiores desafios em vendas B2B (business to business) está em atingir a pessoa certa, a pessoa que poderá:

  1. Compreender o valor que seu software pode fornecer para a empresa dele
  2. Tomar uma decisão de compra

Os vendedores e equipes de geração de contatos (leads) geralmente perdem muito tempo nesta tarefa. Sua empresa pode criar muito mais contatos de alta qualidade em menos tempo usando cold e-mails com base nos modelos de Aaron Ross da Predictable Revenue.

Quando conversamos com muitos fundadores de startups B2B em SaaS, eles confirmam. Eles reconhecem que realizando o cold e-mail podem fazer com que a probabilidade de sucesso seja mais eficaz. Mas eles não sabem como começar a aplicar em seus processos de vendas.

Vamos dar uma olhada para estes seis passos simples de como começar com cold e-mail.

1. Escreva sua linha de assunto

É apenas uma linha, mas é a linha que mais importa. Se as pessoas não abrirem o e-mail, nada mais importa. Há muitas coisas que você pode fazer para aumentar as taxas de abertura, mas uma boa prática fácil, é usar o nome do destinatário no campo de assunto.

2. Escreva o corpo do e-mail

Seja breve. Dê contexto. Termine com um apelo de ação claro e específico. Cada frase está focando uma oferta de valor de te dar um pouco mais do seu tempo e ler a próxima frase que você escreveu. (Lembre-se: a maioria dos emails de clientes exibem não apenas o assunto na caixa de entrada, mas também o início do corpo do e-mail).

3. Obtenha feedback

Mostre seus cold e-mails prontos para pessoas diferentes, especialmente seus clientes mais atuais com quem você tenha um bom relacionamento. Pergunte a eles: “Você responderia a isso? Existe alguma parte que não está clara? O que você mudaria?” Se você tem investidores, peça o mesmo a eles. Obtenha feedback. Edite/Refaça/Teste.

4. Envie de 25 a 50 e-mails por dia

Não exagere com centenas (ou milhares) de e-mails quando você ainda estiver começando. Seu objetivo aqui é descobrir o que funciona e, ao mesmo tempo, ter recursos suficientes para acompanhar adequadamente as perspectivas do que deu certo. Você provavelmente já sabe como encontrar o endereço de email de quase qualquer pessoa.

5. Em seguida, olhe para as duas métricas mais importantes
  1. taxas referência de abertura: 15-30%
  2. taxas referência de resposta: 10-30%

As taxas de abertura te permitem controlar a eficácia de suas linhas de assunto, enquanto as taxas de resposta indicam o quão eficaz o corpo do seu e-mail é.

6. Renove

Experimente diferentes linhas de assunto e corpo de e-mail e depois meça os resultados.

Se as suas taxas de resposta forem inferiores a 5%, você realmente está fazendo algo errado. Na faixa de 10%, você está no caminho certo. Em qualquer lugar entre 10% -30% que está indo muito, muito bem.

Confira este vídeo que fizemos sobre Táticas de Vendas Via E-mail se você quiser se aprofundar ainda mais sobre as estratégias que você precisa para ter sucesso com cold e-mail e gerar leads:

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