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Quem está trabalhando com autopeças sempre se depara com dúvidas sobre vendas online, qual é a melhor maneira, como vender, e se acabar o estoque? Pois bem, difícil encontrar uma resposta para todas as questões, porém, podemos ajudar em algumas perguntas relacionadas a vendas.

Por exemplo, qual seria melhor, venda à pronta entrega ou sob encomenda? O Canal da Peça disponibiliza para todos os seus clientes as duas formas de distribuição de peças. Vamos agora falar sobre esses dois quesitos e como você fazer um “Orçamento Express” e conseguir lucrar cada vez mais!

  1. O QUE É ORÇAMENTO?

O lojista do Canal da Peça agora vende para o Brasil inteiro, qualquer peça pode ser vendida em Monte Caburaí, em Roraima (extremo norte) e comprada na cidade de Arroio Chuí no Rio Grande do Sul (extremo sul). Essa possibilidade cria uma probabilidade enorme de clientes que querem algum tipo de peça, mas nenhuma loja tem.

  1. CONFIGURANDO ORÇAMENTO

configuracoesVamos começar a aprender como conseguir vender para esse cliente que deseja uma peça, porém nenhuma loja possui à pronta entrega. Acesse o seu Painel de Controle e clique em “Configurações”, nessa seção, vá até “Orçamento Express”. Agora você tem a chance de configurar o seu Orçamento Express.

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O Orçamento Express permite você receber e-mails diários com solicitações de compra de peça que não possui à pronta entrega em nenhuma loja. Você terá três opções para escolher nessa situação, receber todas as solicitações no seu e-mail diariamente, receber uma lista de solicitações por dia ou não receber nenhum e-mail sobre Orçamento Express. A escolha é sua!

Deixou a função de Orçamento ativa? Agora vamos alterar na planilha. Clique em “Produtos” e depois no item “Importação Estoque/Preço”.

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Clique em “Editar” na sua última planilha, e depois faça o download da sua planilha original. Agora vamos alterar os dados da sua  Planilha de Estoque para conseguir realizar o Orçamento Express.

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Esse é um exemplo de uma Planilha de Estoque, na quinta coluna é a seção de “Estoque” e você pode ver que alguns produtos estão zerados, ou seja, eles não estão em estoque, ou seja, não estão à venda imediata.

Agora escolha algum desses produtos, qualquer um, não importa se você o tem em estoque ou não. Você só precisa que essa peça tenha a disponibilidade de pegar com seu distribuidor e já vender para o cliente.

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Depois da escolha, digite sim no campo “Orçamento” da Planilha e logo em seguida você vai preencher a nona e a décima coluna da sua planilha e mudar o seu lead. Nessa primeira coluna circulada em vermelho, você coloca quantas peças você consegue com o seu fornecedor, logo em seguida, coloque o número de dias necessários para essa peça chegar na sua loja. Salve as alterações e pronto.

  1. CLIENTE SOLICITANDO ORÇAMENTO

Agora que ativamos essa função, vocês irão começar a receber e-mails com diversas solicitações de orçamento. Vamos ver um exemplo de como o cliente realiza esse procedimento.

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Estou procurando esse amortecedor específico, mas vi no site do Canal da Peça que nenhuma loja está vendendo, somente sob encomenda (circulado em vermelho). O cliente vai preencher um formulário com quantidade de peça que ele quer e alguns detalhes do pedido, depois disso, ele vai enviar uma solicitação de orçamento.

  1. NOVO ORÇAMENTO CHEGOU

Agora a gente vai mostrar para o cliente que o lojista consegue vender essa peça e vai enviar um orçamento para ele. Vá até a seção “Orçamentos Pendentes” e você pode filtrar por pessoa física ou jurídica, mas no caso clique em “Todos”.

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Agora você irá realizar esse processo. Primeiro coloque o preço da peça, depois o tempo que demora para você pegar essa peça com seu distribuidor (tempo de preparo), depois coloque o código interno da loja (caso não tenha colocar o código do fabricante) e por fim, clique em “Enviar Orçamento”.

chegou

Pronto! O cliente irá receber na hora esse e-mail com o seu orçamento com todos os detalhes da peça e da sua loja.

  1. ACOMPANHANDO OS ORÇAMENTOS QUE VOCÊ RESPONDEU

respondidos-iconeVocê respondeu, o cliente comprou e agora você vai acompanhar esse pedido. Volte para o Painel de Controle, acesse “Orçamentos Respondidos” e filtre da maneira que você deseja.

 Depois disso, você conseguirá ter um controle melhor de seus orçamentos, para conseguir acompanhar pedido por pedido e ajudar qualquer problema com seus consumidores.

  1. UM NOVO PEDIDO CHEGOU

Vamos imaginar que um novo pedido chegou, você respondeu, o cliente comprou a peça e agora você vai visualizar essa venda. Acesse o menu “Pedidos” do seu Painel de Controle.

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Veja que o pedido foi realizado por orçamento, é só passar o mouse no ícone que você verá a identificação do pedido.

O Orçamento Express é mais uma chance de você vender ainda mais, isso ajuda a você atingir mais clientes, faz com que consumidores conheçam mais a sua loja e você consegue ter uma evolução nas vendas.

  1. ATENDENDO MELHOR SEUS CLIENTES

Essa é uma dica que o Canal da Peça passa para você:

dicas

Fique atento sempre ao preço! Essa informação deve ser referente a composição correta da peça, ou seja, unitário, par, jogo ou kit. Por exemplo, a venda de um disco de freio é sempre em par, então coloque o preço referente ao par das peças.

Outra questão que é importante é o tempo de preparo, caso você tenha colocado que entregará o produto em dois dias, lembre que existe ainda o tempo do frete (sedex ou outro à escolha).

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para o Canal da Peça nos comentários. E para receber mais dicas de como usar a plataforma, continue acompanhando o Blog do CDP Web Services.

 

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