academia

O consumidor que acessa o Canal da Peça para comprar novos produtos procura sempre uma compra simples, rápida e segura. De fato, é essencial que a loja transmita tranquilidade para seus clientes, para isso, vamos explicar hoje como você pode acompanhar todos os seus pedidos e solucioná-los da melhor forma.

Você tem acompanhado todas suas vendas? Sabe o que fazer depois que o pedido for aprovado? Ainda está aguardando pagamento do cliente? Siga atentamente esses passos e você terá todas suas dúvidas esclarecidas.

  1. Atraso na Entrega do Produto

Nós, como consumidores, sabemos como é ruim quando algum produto que compramos pela Internet acaba atrasando e demorando para chegar em casa, para melhorar, não recebemos nenhuma resposta da loja ainda. Na sua loja online, o cliente tem a possibilidade de cancelar o produto quando atrasar. Vamos explicar como evitar esse tipo de problema para que você não perca nenhuma venda.

  1. Acompanhando Andamento dos Pedidos

pedidos-em-andamento-2No Painel de Controle, logo na sua página inicial, você consegue ver seus pedidos em andamento clicando nesses ícones:

pedidos-em-andamento

Os dois exemplos caminham para o mesmo local, ou seja, clicando em um dos dois ícones você consegue ver todos os seus pedidos em andamento.

gif-total-de-pedidos

Depois de clicar naqueles ícones, você irá ver essa tela cheia de cores e com diversas abas. Essa é sua página de pedidos, detalhando cada pedido e qual a situação que ele se encontra. Os pedidos também estão separados em abas para ficar mais fácil, como “em andamento”, “aguardando”, “aprovado”, “preparado”, “enviado”, “entregue” e “extraviado”.

 Antes de tudo tenha calma, fique tranquilo, vamos explicar exatamente o que significa cada situação e como resolver.

  1. Conhecendo Status dos Pedidos

É necessário você entender detalhadamente cada pedido feito por um cliente da sua loja. Nessa tabela você pode ver o que quer dizer cada situação.

tabelaEm andamento: Aqui você encontra todos os pedidos em aberto, exceto entregue e finalizado, o resto estará nesse setor.

Pré-encomenda: Isso acontece quando o cliente coloca o produto no carrinho, porém não efetua a compra de fato, pois não pagou ainda.

Aguardando pagamento: O cliente escolheu uma forma de pagamento, porém o banco ainda não aprovou a compra.

Pagamento aprovado: Isso acontece quando já está tudo certo com a compra, o cliente já pagou a peça.

Preparado: Quando vocês, lojistas, colocam esses status, quer dizer que o produto já está pronto para ser enviado.

Enviado: Você já enviou ao produto para seu cliente.

Entregue: Quando o produto já foi entregue e chegou na casa do cliente, aí é que entra o SAC do Canal da Peça para o serviço de pós-venda e altera o status para “Entregue Finalizado”.

  1. Verificando Prazo de Entrega

á falamos que quando o produto atrasa é uma situação incômoda e que o lojista tem que evitar esse tipo de problema. Sendo assim, vamos fazer o máximo para evitar esse cancelamento por conta do tempo.

Voltamos para o Painel de Controle, clicando em “Pedidos -> Todos”, irá abrir a tela de todos os pedidos novamente, procure por “Aprovado”.

acompanhando_meus_pedidos

Clicando nesse item irá aparecer os pedidos aprovados e prontos para serem enviados. Depois disso, clique em cima de algum pedido que aparece na tela.

Depois de clicar em algum pedido aprovado, irá abrir essa janela, feito isso, nem complete os dados do pedido ainda. Ante de tudo vá para a aba “Informações de Entrega”. Nesse item, você consegue ver o prazo de preparo, caso você tenha colocado um número de dias para preparar. Embaixo, você verá o prazo de entrega, que consiste no número de dias necessários para você enviar seu pedido.

correios

Veja nesse exemplo, o cliente escolheu o sistema de “Correios Sedex” e você terá 3 dias para entregar a peça para seu consumidor.

  1. Atualizando o Pedido para Enviar o Produto

É importante que vocês mantenham o pedido de vocês sempre atualizados para que não aconteça nenhum erro na hora que o cliente comprar as peças da sua loja.

Voltamos para a mesma tela explicada anteriormente, acesse no Painel de Controle -> Pedidos -> Todos -> Pagamento Aprovado. Clicou nesse item irá abrir aquela janela para detalhar o pedido.

detalhe-pedido

Siga esse exemplo na imagem, antes de preencher os dados do pedido, primeiro você deve conferir todas as “Informações de Entrega”, segundo, vá até “Itens do Pedido” para verificar o código, a quantidade, o preço. Terceiro, veja o “Histórico dos Status” para ver desde quando esse pedido foi efetuado até o dia que o pagamento foi aprovado.

Depois, em quarto, volte para o a aba “Pedido” e preencha com as informações necessárias como “Número do pedido do Vendedor”, “Número da Nota Fiscal” e “Número de série da nota”. Após completar todos os espaços em brancos, clique em “Pronto para envio”.

  1. Produto pronto para envio

Tudo está certo e pronto para ser enviado? Isso é uma ótima notícia, não é? Um sinal que a peça já está pronta e arrumada para enviar. Então, vamos voltar para o pedido.

pronto-para-envio

Depois de atualizado, volte para o seu pedido pronto e clique nele para abrir essa aba. Pegue o seu código de rastreio que os correios disponibilizaram e preencha o item “Código de Rastreio dos Correios”. Depois, clique no quadrado azul escrito “Enviado”, na direita da tela. Após essa ação, seu pedido já vai estar atualizado e reposicionado na aba de “Enviados”. Caso você queira ver onde está o pedido, basta ir na aba de “Informações de Entrega” que você e seu cliente poderão localizar a peça.

  1. Entrega Realizada com Sucesso

Depois disso, a peça chegará ao seu consumidor e sua entrega será realizada com sucesso! Lembrando que quando o produto foi entregue e chegou na casa do cliente, aí é que entra o SAC do Canal da Peça para o serviço de pós-venda e altera o status para “Entregue Finalizado”.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para o Canal da Peça nos comentários. E para receber mais dicas de como usar a plataforma, continue acompanhando o Blog do CDP Web Services.

 

Deseja mais informações? Preencha os campos abaixo:

POSTS RELACIONADOS:

– A importância que o frete tem na decisão de compra

– Venda produtos que não estão à pronta entrega

– Divulgue o seu estoque e comece a vender

Comments

comments